Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA DOCENTE E AS AÇÕES DO PROGRAMA PACTO PELA APRENDIZAGEM NO MUNICÍPIO DE BELA VISTA DO MARANHÃO NO EIXO DA ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108882
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 30
    "inscrito_id" => 786
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA DOCENTE E AS AÇÕES DO PROGRAMA PACTO PELA APRENDIZAGEM NO MUNICÍPIO DE BELA VISTA DO MARANHÃO NO EIXO DA ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "A formação continuada de professores trata-se de uma importante ferramenta estratégica de aperfeiçoamento profissional que garante ao profissional docente momentos de aquisição de novos conhecimentos, troca de experiências com diversos professores e aprimoramento de suas estratégias de ensino. Entende-se que a formação inicial do professor não supri as suas necessidades vivenciadas em sala de aula, e por isso a garantia de formação continuada a esses professores é importante. As pesquisas bibliográficas realizadas para este trabalho mostraram que esses momentos formativos são citados em vários documentos legais como a LDB e o PNE, assim como planejados e implementados por vários programas ao longo dos anos pelo MEC. Em regime de colaboração com o estado do Maranhão, no município de Bela Vista do Maranhão é realizado as ações formativas com os professores da alfabetização pelo programa Pacto pela Aprendizagem, que ao longo dos anos de 2020 a 2023 realizou diversos encontros formativos proporcionando momentos de discussão e aprimoramento profissional para os professores do município. Constatou-se que os resultados dessas formações continuadas refletiram de forma positiva no resultado final da aprendizagem dos estudantes revelados pelos monitoramentos executados durante o ano de 2023. O estudo também mostrou, com base nos dados fornecidos pela pesquisa realizada com os professores, de que as formações ofertadas pelo Pacto tiveram grande relevância no aperfeiçoamento profissional dos professores em exercício contribuindo para a sua prática docente. Logo, com este trabalho se pretendeu analisar sobre a importância da formação continuada para o professor contribuindo com as discussões sobre o tema."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID786_TB30_02102024094139.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALISSON MARTINS ARTIMAN"
    "autor_nome_curto" => "WALISSON"
    "autor_email" => "walisson-artiman@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108882
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 30
    "inscrito_id" => 786
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA DOCENTE E AS AÇÕES DO PROGRAMA PACTO PELA APRENDIZAGEM NO MUNICÍPIO DE BELA VISTA DO MARANHÃO NO EIXO DA ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "A formação continuada de professores trata-se de uma importante ferramenta estratégica de aperfeiçoamento profissional que garante ao profissional docente momentos de aquisição de novos conhecimentos, troca de experiências com diversos professores e aprimoramento de suas estratégias de ensino. Entende-se que a formação inicial do professor não supri as suas necessidades vivenciadas em sala de aula, e por isso a garantia de formação continuada a esses professores é importante. As pesquisas bibliográficas realizadas para este trabalho mostraram que esses momentos formativos são citados em vários documentos legais como a LDB e o PNE, assim como planejados e implementados por vários programas ao longo dos anos pelo MEC. Em regime de colaboração com o estado do Maranhão, no município de Bela Vista do Maranhão é realizado as ações formativas com os professores da alfabetização pelo programa Pacto pela Aprendizagem, que ao longo dos anos de 2020 a 2023 realizou diversos encontros formativos proporcionando momentos de discussão e aprimoramento profissional para os professores do município. Constatou-se que os resultados dessas formações continuadas refletiram de forma positiva no resultado final da aprendizagem dos estudantes revelados pelos monitoramentos executados durante o ano de 2023. O estudo também mostrou, com base nos dados fornecidos pela pesquisa realizada com os professores, de que as formações ofertadas pelo Pacto tiveram grande relevância no aperfeiçoamento profissional dos professores em exercício contribuindo para a sua prática docente. Logo, com este trabalho se pretendeu analisar sobre a importância da formação continuada para o professor contribuindo com as discussões sobre o tema."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID786_TB30_02102024094139.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALISSON MARTINS ARTIMAN"
    "autor_nome_curto" => "WALISSON"
    "autor_email" => "walisson-artiman@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A formação continuada de professores trata-se de uma importante ferramenta estratégica de aperfeiçoamento profissional que garante ao profissional docente momentos de aquisição de novos conhecimentos, troca de experiências com diversos professores e aprimoramento de suas estratégias de ensino. Entende-se que a formação inicial do professor não supri as suas necessidades vivenciadas em sala de aula, e por isso a garantia de formação continuada a esses professores é importante. As pesquisas bibliográficas realizadas para este trabalho mostraram que esses momentos formativos são citados em vários documentos legais como a LDB e o PNE, assim como planejados e implementados por vários programas ao longo dos anos pelo MEC. Em regime de colaboração com o estado do Maranhão, no município de Bela Vista do Maranhão é realizado as ações formativas com os professores da alfabetização pelo programa Pacto pela Aprendizagem, que ao longo dos anos de 2020 a 2023 realizou diversos encontros formativos proporcionando momentos de discussão e aprimoramento profissional para os professores do município. Constatou-se que os resultados dessas formações continuadas refletiram de forma positiva no resultado final da aprendizagem dos estudantes revelados pelos monitoramentos executados durante o ano de 2023. O estudo também mostrou, com base nos dados fornecidos pela pesquisa realizada com os professores, de que as formações ofertadas pelo Pacto tiveram grande relevância no aperfeiçoamento profissional dos professores em exercício contribuindo para a sua prática docente. Logo, com este trabalho se pretendeu analisar sobre a importância da formação continuada para o professor contribuindo com as discussões sobre o tema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.