LETRAMENTO DIGITAL: A UTILIZAÇÃO DAS TIDC’S NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO PARA A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109009 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 212 "inscrito_id" => 2231 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL: A UTILIZAÇÃO DAS TIDC’S NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO PARA A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS." "resumo" => "O presente trabalho pretende relatar a funcionalidade e aplicação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDCs) como recurso para auxiliar a prática na contação de histórias, em espaços escolares e não escolares. O espaço educativo exige, a cada momento, o desenvolvimento de um olhar inovador, crítico no tocante às atividades propostas e a busca por meios de instrumentos pedagógicos, para poder dinamizar o ensino e facilitar a alfabetização e letramento no contexto educacional. Como um dos eixos essenciais para alcançar os objetivos e metas relacionadas ao procedimento de aprendizagem significativa no âmbito da educação, destacamos a criação de espaços em que as crianças descubram o entusiasmo e prazer na leitura, enquanto a contação promove a interação e imaginação, o aperfeiçoamento da assimilação de produção textual e o incentivo pela leitura. Compreendemos que não é suficiente ensinar a ler, mas que vá além do processo de apropriação da escrita, a partir da ludicidade, no sentido de alcançar uma construção significativa na leitura e notação do aluno. Faz-se necessária, também, a utilização de recursos lúdicos em consonância com a tecnologia, a fim de estimular esse processo de aprendizagem, tornando-o dinamizado e atrativo. Consideramos que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em conjunto com as metodologias ativas, favorecem a formação escolar além das salas de aula, uma vez que oportunizam conhecer diversos meios do entendimento da sua prática, materializando compromissos éticos e solidários na formação de pessoas e profissionais humanizados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2231_TB212_01102024202852.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA BEATRIZ WANDERLEY DE SIQUEIRA" "autor_nome_curto" => "Bárbara Beatriz" "autor_email" => "barbara.2021104025@unicap.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109009 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 212 "inscrito_id" => 2231 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL: A UTILIZAÇÃO DAS TIDC’S NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO PARA A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS." "resumo" => "O presente trabalho pretende relatar a funcionalidade e aplicação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDCs) como recurso para auxiliar a prática na contação de histórias, em espaços escolares e não escolares. O espaço educativo exige, a cada momento, o desenvolvimento de um olhar inovador, crítico no tocante às atividades propostas e a busca por meios de instrumentos pedagógicos, para poder dinamizar o ensino e facilitar a alfabetização e letramento no contexto educacional. Como um dos eixos essenciais para alcançar os objetivos e metas relacionadas ao procedimento de aprendizagem significativa no âmbito da educação, destacamos a criação de espaços em que as crianças descubram o entusiasmo e prazer na leitura, enquanto a contação promove a interação e imaginação, o aperfeiçoamento da assimilação de produção textual e o incentivo pela leitura. Compreendemos que não é suficiente ensinar a ler, mas que vá além do processo de apropriação da escrita, a partir da ludicidade, no sentido de alcançar uma construção significativa na leitura e notação do aluno. Faz-se necessária, também, a utilização de recursos lúdicos em consonância com a tecnologia, a fim de estimular esse processo de aprendizagem, tornando-o dinamizado e atrativo. Consideramos que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em conjunto com as metodologias ativas, favorecem a formação escolar além das salas de aula, uma vez que oportunizam conhecer diversos meios do entendimento da sua prática, materializando compromissos éticos e solidários na formação de pessoas e profissionais humanizados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2231_TB212_01102024202852.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA BEATRIZ WANDERLEY DE SIQUEIRA" "autor_nome_curto" => "Bárbara Beatriz" "autor_email" => "barbara.2021104025@unicap.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }