A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS EM UM MUNICÍPIO MINEIRO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110238 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1943 "inscrito_id" => 9253 "titulo" => "A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS EM UM MUNICÍPIO MINEIRO" "resumo" => "O presente estudo, em andamento, tem como objetivo analisar de que forma tem ocorrido o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil - BNCC nas escolas de Educação Infantil de um município mineiro, tendo os Coordenadores Pedagógicos como mediadores desse processo. Faz-se o exame crítico do referido documento, relativamente novo no âmbito escolar, homologado em 2017, a fim de explorar possibilidades que possam contribuir, a partir da presente pesquisa, para a formulação de uma proposta curricular que atenda a realidade. A opção metodológica é pela pesquisa de abordagem qualitativa, com enfoque na pesquisa-formação, envolvendo os coordenadores pedagógicos, sujeitos da pesquisa, e, indiretamente, os professores com os quais estes atuam nas escolas. A pesquisa-formação tem o propósito da troca de saberes, da reflexão sobre a prática profissional e a oferta pelo lugar de fala diante da pesquisa, buscando a aproximação entre teoria e prática. Os dados coletados a partir dos encontros formativos têm o intuito de apresentar o panorama da realidade de implementação da BNCC no município mineiro e debater acerca das orientações de que trata o documento normatizador. A proposta é de que os encontros entre pesquisadoras e coordenadores pedagógicos, realizados quinzenalmente, aconteçam dentro do 1º semestre de 2024, em formato híbrido, presenciais e remotos. Espera-se contribuir para o aperfeiçoamento da proposta de implementação da BNCC pelos coordenadores pedagógicos por meio da pesquisa-formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9253_TB1943_10102024175211.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS APARECIDA DE CARVALHO MILAGRES DA PAZ" "autor_nome_curto" => "Thaís Paz" "autor_email" => "thais.paz@estudante.ufla.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110238 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1943 "inscrito_id" => 9253 "titulo" => "A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS EM UM MUNICÍPIO MINEIRO" "resumo" => "O presente estudo, em andamento, tem como objetivo analisar de que forma tem ocorrido o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil - BNCC nas escolas de Educação Infantil de um município mineiro, tendo os Coordenadores Pedagógicos como mediadores desse processo. Faz-se o exame crítico do referido documento, relativamente novo no âmbito escolar, homologado em 2017, a fim de explorar possibilidades que possam contribuir, a partir da presente pesquisa, para a formulação de uma proposta curricular que atenda a realidade. A opção metodológica é pela pesquisa de abordagem qualitativa, com enfoque na pesquisa-formação, envolvendo os coordenadores pedagógicos, sujeitos da pesquisa, e, indiretamente, os professores com os quais estes atuam nas escolas. A pesquisa-formação tem o propósito da troca de saberes, da reflexão sobre a prática profissional e a oferta pelo lugar de fala diante da pesquisa, buscando a aproximação entre teoria e prática. Os dados coletados a partir dos encontros formativos têm o intuito de apresentar o panorama da realidade de implementação da BNCC no município mineiro e debater acerca das orientações de que trata o documento normatizador. A proposta é de que os encontros entre pesquisadoras e coordenadores pedagógicos, realizados quinzenalmente, aconteçam dentro do 1º semestre de 2024, em formato híbrido, presenciais e remotos. Espera-se contribuir para o aperfeiçoamento da proposta de implementação da BNCC pelos coordenadores pedagógicos por meio da pesquisa-formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9253_TB1943_10102024175211.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS APARECIDA DE CARVALHO MILAGRES DA PAZ" "autor_nome_curto" => "Thaís Paz" "autor_email" => "thais.paz@estudante.ufla.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }