Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INTRODUÇÃO DE DISCENTES DO ENSINO TÉCNICO FEDERAL NA PESQUISA CIENTÍFICA: MAPEAMENTO DOS EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS EM CAMPINA GRANDE - PB

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Ao refletir sobre o Tripé da Educação – Ensino, Pesquisa e Extensão, nos Institutos Federais de Educação, abrimos um leque de possibilidades, troca de saberes, vivências e experiências, que no imaginário popular, fica restrita aos Discentes que estão nos cursos de nível superior. No entanto, este trabalho visa relatar a introdução na Pesquisa Cientifica de discentes que cursaram o Ensino Médio concomitantemente ao Ensino Técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Campina Grande. Para isto, haverá o relato dos discentes, no Projeto: “Conhecendo os Empreendimentos Econômicos Solidários na rainha da Borborema – Campina Grande, edital 50/2022 – PIBIC-EM/CNPq, teve esse finalidade de mapear empreendimentos que trabalham com princípios da Economia Solidária. O caminho metodológico utilizado da pesquisa-ação, pautada pela troca de saberes entre os pesquisadores e os pesquisados, bem como pelos princípios da ES, com suporte teórico metodológico do materialismo histórico dialético, compreendendo o real mundo do trabalho na sociedade capitalista e a realidade enfrentada pelos Empreendimentos Solidários. A pesquisa contou com a participação de 4 discentes do Ensino Médio integrado ao Técnico (Química e Petróleo e Gás), com participação de docentes do instituto, que atuam em diversas áreas do conhecimento (Economia, Sociologia e Educação). Desta maneira, o processo de levantamento dos dados foi realizado por meio da aplicação dos questionários, contendo 62 perguntas, cujo objetivo é identificar quantos e quais empreendimentos de Campina Grande – PB atuam de acordo com os princípios Economia Solidária. Após foi realizada análise dos dados coletados, refletidos pelos membros do projeto. No processo, os discentes colaboraram e foram responsáveis por organizar, contactar os empreendimentos e aplicar os questionários. Desta forma, os discentes que participaram do projeto foram capazes de conhecer as realidades socioeconômica do território pesquisado, com o desenvolvimento de habilidades no campo da pesquisa que contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem em sua formação.

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