Trata-se de uma atividade desenvolvida durante a disciplina “Introdução ao Ensino de Biologia”, com os alunos do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional – PROFBIO da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), turma 2024. O objetivo foi desenvolver possibilidades pedagógicas a partir da Aprendizagem Socioemocional, das Metodologias Ativas e do protagonismo do estudante através do uso do teste MBTI (Myers Briggs Typer Indicator). O objetivo do MBTI® é compreender e apreciar as diferenças entre as pessoas, não há um melhor resultado, apenas resultados diferentes. Cada aluno respondeu o teste antes do encontro presencial, disponível numa versão gratuita na internet. No encontro, realizou-se uma exposição dialogada sobre os fundamentos do teste e sua aplicabilidade pedagógica. Os alunos formaram grupos aleatórios. Cada grupo recebeu um quadro para preencher com os resultados do teste para cada membro e depois das combinações dos indicadores. Assim, foi traçado o estilo do grupo para os critérios: grupamento por estilo de liderança, por estilo de comunicação e por habilidades associadas aos estilos de aprendizagem. Cada grupo apresentou os dados e suas percepções. Após a atividade dos alunos escrevam 3 palavras que representassem o uso do MBTI com estratégia pedagógica. Surgiram cinco categorias temáticas: 1. Desenvolvimento Pessoal; 2. Inovação e Criatividade; 3. Comunicação e Relacionamentos; 4. Conhecimento e Aprendizagem; 5. Adaptabilidade e Resiliência. Considera-se que os resultados do teste MBTI podem ser utilizados para compreender as relações estabelecidas entre aluno-aluno; aluno-professor e professor-professor.