AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113485 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6578 "inscrito_id" => 17139 "titulo" => "AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar no formato de relato de experiências as atividades desenvolvidas no projeto de alfabetização do Instituto Cores do Mará, em São Luís/MA. O relato de experiência se concentra nas atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2023, no contraturno escolar, com 18 crianças entre 8 e 11 anos, que ainda não haviam consolidado a alfabetização. Formando uma classe multisseriada com estudantes de diferentes idades e níveis de desenvolvimento em encontros semanais de 2h. Com o objetivo de promover uma alfabetização que respeitasse as individualidades e o ritmo de aprendizagem de cada criança, a partir de uma perspectiva humanizadora. A metodologia adotada incluiu práticas pedagógicas centradas na criança, que priorizaram a interação, a colaboração e o desenvolvimento integral. As atividades pedagógicas foram diversificadas, abrangendo jogos educativos, contação de histórias e uso de materiais concretos, que facilitaram a compreensão dos conteúdos de forma lúdica e significativa. A avaliação contínua foi um componente essencial do projeto, permitindo um acompanhamento próximo e personalizado do progresso de cada criança. Os educadores puderam identificar as necessidades específicas de cada estudante e ajustar as estratégias de ensino conforme necessário, garantindo que todos tivessem a oportunidade de desenvolver suas habilidades de leitura e escrita de maneira eficaz. Os resultados evidenciaram que a abordagem humanizadora, ao focar no respeito às diferenças e no estímulo ao desenvolvimento integral, criou um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e motivador. As crianças demonstraram avanços significativos não apenas na aquisição de habilidades cognitivas, mas também no desenvolvimento socioemocional, na autoestima e na capacidade de trabalhar em grupo. A experiência mostra que, mesmo em contextos desafiadores, é possível alcançar um processo de ensino-aprendizagem eficaz e humanizado, proporcionando às crianças uma segunda oportunidade de consolidar a alfabetização de forma completa e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID17139_TB6578_14062024185212.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA BRYHENA BRITO MARTINS" "autor_nome_curto" => "BRYHENA MARTINS" "autor_email" => "prof.andressabryhena@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113485 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6578 "inscrito_id" => 17139 "titulo" => "AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar no formato de relato de experiências as atividades desenvolvidas no projeto de alfabetização do Instituto Cores do Mará, em São Luís/MA. O relato de experiência se concentra nas atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2023, no contraturno escolar, com 18 crianças entre 8 e 11 anos, que ainda não haviam consolidado a alfabetização. Formando uma classe multisseriada com estudantes de diferentes idades e níveis de desenvolvimento em encontros semanais de 2h. Com o objetivo de promover uma alfabetização que respeitasse as individualidades e o ritmo de aprendizagem de cada criança, a partir de uma perspectiva humanizadora. A metodologia adotada incluiu práticas pedagógicas centradas na criança, que priorizaram a interação, a colaboração e o desenvolvimento integral. As atividades pedagógicas foram diversificadas, abrangendo jogos educativos, contação de histórias e uso de materiais concretos, que facilitaram a compreensão dos conteúdos de forma lúdica e significativa. A avaliação contínua foi um componente essencial do projeto, permitindo um acompanhamento próximo e personalizado do progresso de cada criança. Os educadores puderam identificar as necessidades específicas de cada estudante e ajustar as estratégias de ensino conforme necessário, garantindo que todos tivessem a oportunidade de desenvolver suas habilidades de leitura e escrita de maneira eficaz. Os resultados evidenciaram que a abordagem humanizadora, ao focar no respeito às diferenças e no estímulo ao desenvolvimento integral, criou um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e motivador. As crianças demonstraram avanços significativos não apenas na aquisição de habilidades cognitivas, mas também no desenvolvimento socioemocional, na autoestima e na capacidade de trabalhar em grupo. A experiência mostra que, mesmo em contextos desafiadores, é possível alcançar um processo de ensino-aprendizagem eficaz e humanizado, proporcionando às crianças uma segunda oportunidade de consolidar a alfabetização de forma completa e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID17139_TB6578_14062024185212.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA BRYHENA BRITO MARTINS" "autor_nome_curto" => "BRYHENA MARTINS" "autor_email" => "prof.andressabryhena@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }