O ENSINO DE CIÊNCIAS E A AULA DE CAMPO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
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A pesquisa caracterizou-se como um estudo de natureza exploratório-descritivo, com caráter quanti-qualitativo, realizada no Parque Estadual Pico do Jabre, localizado em Maturéia – PB, sendo desenvolvida em duas etapas: a primeira, observação in lócus e registros visuais da área; e a segunda, aplicação de questionários semiestruturados. Foi produzido um banco de dados para análise e tratamento das informações, utilizando a estatística descritiva com emprego da frequência absoluta e percentual para análise dos dados. Os resultados revelaram que os estudantes acharam o lugar bonito, com destaque para a paisagem local (32%), a bela visão do ambiente (23%), a biodiversidade (14%) e as suas árvores (13%). Dentre os elementos considerados predominantes no ambiente, destacaram a vegetação (32%), o clima (22%) e o relevo (21%), sendo estes os conteúdos didáticos abordados, contextualizando-os com a biodiversidade e a preservação ambiental. É importante destacar a importância da relação teoria e prática dos conteúdos de Ciências como um fundamento para a proposição de um trabalho de campo, promovendo uma nova visão de mundo, permitindo-lhe assimilar os conteúdos presentes no livro didático, os quais, muitas vezes, parecem distanciados da realidade vivida, dificultando a compreensão e subsequente consciência crítica necessária à construção efetiva do conhecimento. Portanto, esta prática proporcionou um ensino diferenciado contribuindo com a aprendizagem e ampliando o conhecimento dos estudantes sobre os temas, tornando as aulas mais produtivas e comprovando a sua eficácia no intuito de despertar novos interesses nos estudantes." 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