ANÁLISE DOS ASPECTOS ACADÊMICOS, ADMINISTRATIVOS E DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – PARFOR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124972 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 444 "inscrito_id" => 2386 "titulo" => "ANÁLISE DOS ASPECTOS ACADÊMICOS, ADMINISTRATIVOS E DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – PARFOR" "resumo" => "O Plano Nacional de Formação de Professores – Parfor é um Programa do Governo Federal que tem como objetivo qualificar as/os professoras/es em serviço da rede pública da educação básica, mediante a oferta de cursos de licenciatura e de formação continuada. O Programa Parfor foi estabelecido a partir de um consórcio entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, vinculada ao Ministério da Educação – MEC. Tendo como base a pesquisa descritiva e analítica, este trabalho discute sobre a organização pedagógica e a estrutura acadêmico-administrativa do Curso de Licenciatura em História do Plano Nacional de Formação de professoras/es – Parfor, de uma universidade pública de ensino do interior do estado da Bahia-Brasil. Este trabalho objetiva a identificação, a descrição e a análise dos aspectos didático-pedagógicos constantes no Projeto Pedagógico Curricular do Curso (PPC) bem como pretende apresentar dados de cunho administrativo e acadêmico. A investigação é de natureza analítico-descritiva e de abordagem qualitativa. Para a produção dos dados e das informações foi adotada a análise documental sendo o PPC, os documentos institucionais e os relatórios técnicos as principais fontes de aquisição de aspectos que delineiam o curso, considerando as questões administrativas, de perfil das/dos discentes e das/dos docentes, de organização curricular e de aspectos didático-pedagógicos. As informações e os dados produzidos por meio do Projeto Pedagógico Curricular, dos documentos institucionais e dos relatórios foram analisados e discutidos qualiquantitativamente. Os resultados da pesquisa possibilitaram a sistematização de aspectos que retratam o Curso de Licenciatura em História do Parfor e contribuíram para uma maior amplitude e uma compreensão mais consistente de informações e de dados relacionados a sua concepção, estrutura e desenvolvimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2386_TB444_28102025210309.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEYDSON DA PAIXÃO TAVARES" "autor_nome_curto" => "GLEYDSON" "autor_email" => "guedo@uesc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124972 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 444 "inscrito_id" => 2386 "titulo" => "ANÁLISE DOS ASPECTOS ACADÊMICOS, ADMINISTRATIVOS E DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – PARFOR" "resumo" => "O Plano Nacional de Formação de Professores – Parfor é um Programa do Governo Federal que tem como objetivo qualificar as/os professoras/es em serviço da rede pública da educação básica, mediante a oferta de cursos de licenciatura e de formação continuada. O Programa Parfor foi estabelecido a partir de um consórcio entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, vinculada ao Ministério da Educação – MEC. Tendo como base a pesquisa descritiva e analítica, este trabalho discute sobre a organização pedagógica e a estrutura acadêmico-administrativa do Curso de Licenciatura em História do Plano Nacional de Formação de professoras/es – Parfor, de uma universidade pública de ensino do interior do estado da Bahia-Brasil. Este trabalho objetiva a identificação, a descrição e a análise dos aspectos didático-pedagógicos constantes no Projeto Pedagógico Curricular do Curso (PPC) bem como pretende apresentar dados de cunho administrativo e acadêmico. A investigação é de natureza analítico-descritiva e de abordagem qualitativa. Para a produção dos dados e das informações foi adotada a análise documental sendo o PPC, os documentos institucionais e os relatórios técnicos as principais fontes de aquisição de aspectos que delineiam o curso, considerando as questões administrativas, de perfil das/dos discentes e das/dos docentes, de organização curricular e de aspectos didático-pedagógicos. As informações e os dados produzidos por meio do Projeto Pedagógico Curricular, dos documentos institucionais e dos relatórios foram analisados e discutidos qualiquantitativamente. Os resultados da pesquisa possibilitaram a sistematização de aspectos que retratam o Curso de Licenciatura em História do Parfor e contribuíram para uma maior amplitude e uma compreensão mais consistente de informações e de dados relacionados a sua concepção, estrutura e desenvolvimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2386_TB444_28102025210309.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEYDSON DA PAIXÃO TAVARES" "autor_nome_curto" => "GLEYDSON" "autor_email" => "guedo@uesc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }