Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BAILE DO CURSO TÉCNICO DE AGROPECUÁRIA: A DANÇA E SUA AÇÃO PEDAGÓGICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125053
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 611
    "inscrito_id" => 1174
    "titulo" => "BAILE DO CURSO TÉCNICO DE AGROPECUÁRIA: A DANÇA E SUA AÇÃO PEDAGÓGICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA."
    "resumo" => "Em nosso trabalho, as danças, representaram mais do que simplesmente uma prática física, elas foram um caminho para o desenvolvimento holístico dos alunos nas aulas de Educação Física além de proporcionar benefícios físicos significativos(habilidades motoras, coordenação, equilíbrio e flexibilidade), simplesmente. Em um contexto educacional, as danças ofereceram uma abordagem única para o ensino da educação física junto ao alunado. Nosso trabalho mostra a prática da dança não apenas como um trabalho com o corpo, mas também estimulou o desenvolvimento cognitivo, promovendo a concentração, a tomada de decisões rápidas e a resolução de problemas. Além dos benefícios físicos e psicológicos, as danças também ofereceram uma oportunidade para os alunos aprenderem sobre culturas diferentes e apreciarem a diversidade dos variados tipos. Assim o nosso trabalho teve como objetivo Principal integrar diversos temas das danças, através de oficinas e festivais(culminando com um baile) sem compartimentá-los, de forma a explorá-los em todas as suas potencialidades do conhecimento construído, trazendo a tona, toda ação corpórea realizada pelos estudantes concatenada com a história de vida deles. Além de levar aos alunos a vivenciar e praticar as diversas danças de salão e folclóricas como conhecimento e lazer. O projeto foi realizado com os estudantes do ensino médio do curso técnico de agropecuária, onde estes estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar, entender, e praticar os diversos tipos de dança(Salão, folclóricas). O Projeto foi construído em três fases importantes: 1° Momento – Pesquisa sobre origem, histórico, evolução e classificação das danças. pesquisa 2°Momento- Exploração e aprendizagem dos temas propriamente. 3° Momento- Reflexão A partir das vivências realizadas nas oficinas e nos festivais, onde os estudantes realizaram uma avaliação com os pontos positivos e os pontos a melhorar. Por fim entendemos, que as danças foram uma parte valiosa do trabalho, nas aulas de educação física, realizado junto aos alunos, proporcionando não apenas uma forma de exercício físico, mas também promovendo o desenvolvimento integral dos alunos de conhecimento e lazer."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1174_TB611_30102025102843.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAIRO BEZERRA DE SALES"
    "autor_nome_curto" => "JAIRO SALES"
    "autor_email" => "jairo.sales@belojardim.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125053
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 611
    "inscrito_id" => 1174
    "titulo" => "BAILE DO CURSO TÉCNICO DE AGROPECUÁRIA: A DANÇA E SUA AÇÃO PEDAGÓGICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA."
    "resumo" => "Em nosso trabalho, as danças, representaram mais do que simplesmente uma prática física, elas foram um caminho para o desenvolvimento holístico dos alunos nas aulas de Educação Física além de proporcionar benefícios físicos significativos(habilidades motoras, coordenação, equilíbrio e flexibilidade), simplesmente. Em um contexto educacional, as danças ofereceram uma abordagem única para o ensino da educação física junto ao alunado. Nosso trabalho mostra a prática da dança não apenas como um trabalho com o corpo, mas também estimulou o desenvolvimento cognitivo, promovendo a concentração, a tomada de decisões rápidas e a resolução de problemas. Além dos benefícios físicos e psicológicos, as danças também ofereceram uma oportunidade para os alunos aprenderem sobre culturas diferentes e apreciarem a diversidade dos variados tipos. Assim o nosso trabalho teve como objetivo Principal integrar diversos temas das danças, através de oficinas e festivais(culminando com um baile) sem compartimentá-los, de forma a explorá-los em todas as suas potencialidades do conhecimento construído, trazendo a tona, toda ação corpórea realizada pelos estudantes concatenada com a história de vida deles. Além de levar aos alunos a vivenciar e praticar as diversas danças de salão e folclóricas como conhecimento e lazer. O projeto foi realizado com os estudantes do ensino médio do curso técnico de agropecuária, onde estes estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar, entender, e praticar os diversos tipos de dança(Salão, folclóricas). O Projeto foi construído em três fases importantes: 1° Momento – Pesquisa sobre origem, histórico, evolução e classificação das danças. pesquisa 2°Momento- Exploração e aprendizagem dos temas propriamente. 3° Momento- Reflexão A partir das vivências realizadas nas oficinas e nos festivais, onde os estudantes realizaram uma avaliação com os pontos positivos e os pontos a melhorar. Por fim entendemos, que as danças foram uma parte valiosa do trabalho, nas aulas de educação física, realizado junto aos alunos, proporcionando não apenas uma forma de exercício físico, mas também promovendo o desenvolvimento integral dos alunos de conhecimento e lazer."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1174_TB611_30102025102843.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAIRO BEZERRA DE SALES"
    "autor_nome_curto" => "JAIRO SALES"
    "autor_email" => "jairo.sales@belojardim.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Em nosso trabalho, as danças, representaram mais do que simplesmente uma prática física, elas foram um caminho para o desenvolvimento holístico dos alunos nas aulas de Educação Física além de proporcionar benefícios físicos significativos(habilidades motoras, coordenação, equilíbrio e flexibilidade), simplesmente. Em um contexto educacional, as danças ofereceram uma abordagem única para o ensino da educação física junto ao alunado. Nosso trabalho mostra a prática da dança não apenas como um trabalho com o corpo, mas também estimulou o desenvolvimento cognitivo, promovendo a concentração, a tomada de decisões rápidas e a resolução de problemas. Além dos benefícios físicos e psicológicos, as danças também ofereceram uma oportunidade para os alunos aprenderem sobre culturas diferentes e apreciarem a diversidade dos variados tipos. Assim o nosso trabalho teve como objetivo Principal integrar diversos temas das danças, através de oficinas e festivais(culminando com um baile) sem compartimentá-los, de forma a explorá-los em todas as suas potencialidades do conhecimento construído, trazendo a tona, toda ação corpórea realizada pelos estudantes concatenada com a história de vida deles. Além de levar aos alunos a vivenciar e praticar as diversas danças de salão e folclóricas como conhecimento e lazer. O projeto foi realizado com os estudantes do ensino médio do curso técnico de agropecuária, onde estes estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar, entender, e praticar os diversos tipos de dança(Salão, folclóricas). O Projeto foi construído em três fases importantes: 1° Momento – Pesquisa sobre origem, histórico, evolução e classificação das danças. pesquisa 2°Momento- Exploração e aprendizagem dos temas propriamente. 3° Momento- Reflexão A partir das vivências realizadas nas oficinas e nos festivais, onde os estudantes realizaram uma avaliação com os pontos positivos e os pontos a melhorar. Por fim entendemos, que as danças foram uma parte valiosa do trabalho, nas aulas de educação física, realizado junto aos alunos, proporcionando não apenas uma forma de exercício físico, mas também promovendo o desenvolvimento integral dos alunos de conhecimento e lazer.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.