Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DENÚNCIA X ANÚNCIO NO CONSTRUTO DA INTEGRALIDADE DO SER DE MULHERES SURDAS NA/DA AMAZÔNIA TOCANTINA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ser humano vai construindo-se enquanto sujeito na relação com o outro e com o mundo, em um dado território, em um tempo histórico, vivenciando uma dada cultura. Ciampa (1998) descreve que a identidade é construída na relação social com o outro, assim a coloca em dois eixos conceituais: a identidade pressuposta e a identidade metamorfose. Com isso o autor elucida que a identidade pressuposta é considerada como dada e não como a identidade metamorfose construída num processo social, histórico e continuo de construção. Neste artigo, apresenta-se um recorte da tese de Oliveira (2023) com objetivo de denunciar as identidades pressupostas, em uma dimensão colonial, atribuídas a duas mulheres surdas e anunciar a construção de suas identidades metamorfoses, em uma perspectiva de giro decolonial. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, sendo utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada, com foco teórico das narrativas de vida descritas no Círculo Dialógico Cultural. As entrevistadas da pesquisa ilustraram a construção de suas identidades por meio do processo dialético da denúncia das opressões sofridas – capacitismo, machismo, racismo e opressão de classe –, que conferiam a eles o não-lugar e o selo de inferioridade para o anúncio do vir-a-ser sujeitos surdos em territórios, culturas e relações interpessoais outras. Durante os círculos dialógicos culturais, fica nítido que as identidades pressupostas dada a Gladis e Shirley não se restringem aos ataques e às práticas capacitistas, mas envolvem também questões de gênero. As opressões atravessam os corpos das mulheres de forma diferente, por isso faz-se necessário pontuar que mulher não é uma palavra homogênea, mulher tem suas particularidades e especificidades. Elas são diversas e plurais, são mulheres negras, mulheres indígenas, mulheres transexuais e travestis, mulheres lésbicas bissexuais, mulheres com deficiências e mulheres surdas.

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