Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE TRABALHABILIDADE DENTRO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A acumulação de capital ao longo dos séculos XX e XXI passou por transformações profundas, impulsionadas principalmente pelas rápidas mudanças tecnológicas, que colocaram em determinação direta o mundo do trabalho e, por sua vez, a educação profissional. Especialmente durante as últimas duas décadas, aceleradas transformações e revoluções tecnológicas na produção, bem como na distribuição e comercialização de bens e serviços, moldadas em um cenário global pelo neoliberalismo e pela ascensão crescente do capital financeiro, colocam o mundo do trabalho dentro de um processo de enorme precarização. Nesse sentido surge o sério problema de quais as melhores políticas públicas e dificuldades em avaliar a formação dentro da educação profissional. As transformações do trabalho no Brasil parecem se generalizar e configurar tendências contemporâneas da exploração capitalista do trabalho, com destaque nas periferias. Pesquisadores brasileiros nesse campo possibilitam entender a experiência cotidiana dos trabalhadores, suas condições, os caminhos de possibilidades de regulação e, também, formas de resistência. Diante desse contexto dinâmico, é fundamental compreender e analisar as recentes transformações no mundo do trabalho para que governos, empresas e profissionais possam se preparar e encontrar soluções para os desafios, oportunidades ou exclusões que se apresentam. Objetiva-se compreender, dentro da educação profissional, o impacto da formação em nível superior relativa à aquisição de capacidades, habilidades e conhecimentos influentes no aluno e sua possível entrada no mercado de trabalho, aquisição de renda ou outra forma de subsistir. Utilizou-se como metodologia, na elaboração desse trabalho, a pesquisa qualitativa descritiva cujo foco foi construir um modelo de análise da trabalhabilidade aplicado ao aluno, considerando as múltiplas dimensões e especificações que envolvem sua inserção e manutenção no mercado de trabalho. Como resultados, tem-se a criação de indicadores de avaliação e análise da trabalhabilidade dos alunos e egressos em Instituições de Ensino Superior (IES).

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