CONECTANDO APRENDIZAGENS SOBRE AS CADEIAS E TEIAS ALIMENTARES POR MEIO DE MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
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Este trabalho teve como objetivo utilizar e avaliar a aplicação de Mapas Mentais (MMs) no ensino do tema cadeias e teias alimentares, promovendo a organização e sistematização do conhecimento entre estudantes do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada com 34 alunos do 6º ano, e as atividades seguiram três etapas: i) aulas expositivas e dialogadas com recursos audiovisuais sobre o tema, ii) oficinas sobre a construção de MMs, explorando sua estrutura, elementos e funções; iii) elaboração de MMs individuais sobre o tema. Os MMs elaborados foram avaliados e classificados em três categorias: Mapa Inicial (MI), Mapa Semiestruturado (MS) e Mapa Estruturado (ME). Dos 34 mapas, 16 foram classificados como ME (47,06%), apresentando conceitos fundamentais sobre as cadeias e teias alimentares; havendo um bom desenvolvimento conceitual e estrutural, com hierarquia bem definida e conexões claras. 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