Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONECTANDO APRENDIZAGENS SOBRE AS CADEIAS E TEIAS ALIMENTARES POR MEIO DE MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A exploração do tema cadeias e teias alimentares dentro do ensino de Ciências é fundamental para a construção do pensamento crítico e da compreensão dos fenômenos naturais. Ao estudar as relações tróficas e o fluxo de energia, os discentes desenvolvem a capacidade de analisar a complexidade das interações biológicas e os impactos das alterações ambientais nos ecossistemas. Este trabalho teve como objetivo utilizar e avaliar a aplicação de Mapas Mentais (MMs) no ensino do tema cadeias e teias alimentares, promovendo a organização e sistematização do conhecimento entre estudantes do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada com 34 alunos do 6º ano, e as atividades seguiram três etapas: i) aulas expositivas e dialogadas com recursos audiovisuais sobre o tema, ii) oficinas sobre a construção de MMs, explorando sua estrutura, elementos e funções; iii) elaboração de MMs individuais sobre o tema. Os MMs elaborados foram avaliados e classificados em três categorias: Mapa Inicial (MI), Mapa Semiestruturado (MS) e Mapa Estruturado (ME). Dos 34 mapas, 16 foram classificados como ME (47,06%), apresentando conceitos fundamentais sobre as cadeias e teias alimentares; havendo um bom desenvolvimento conceitual e estrutural, com hierarquia bem definida e conexões claras. Doze mapas foram classificados como MS (35,29%), evidenciando compreensão do conteúdo, mas com algumas falhas na organização e na clareza das conexões. Seis mapas foram classificados como MI (17,67%), apresentando dificuldades na organização, compreensão e síntese das informações. Os resultados indicam que o uso de MMs foram eficazes para a compreensão do tema, com a maioria dos alunos conseguindo representar as relações tróficas de maneira clara e organizada. A predominância de mapas classificados como ME e MS demonstra que a estratégia contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico e aprofundamento dos conceitos, promovendo uma aprendizagem ativa no ensino de Ciências.

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