Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO FUNDAMENTAL: VIVÊNCIAS NOS CMEIS ATALAIA (AL)

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125884
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2250
    "inscrito_id" => 7735
    "titulo" => "TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO FUNDAMENTAL: VIVÊNCIAS NOS CMEIS ATALAIA (AL)"
    "resumo" => "RESUMO Este artigo apresenta reflexões sobre a importância da proposta pedagógica de transição da educação infantil para o ensino fundamental, com ênfase na integração curricular e vivências de letramento a alfabetização. A pesquisa evidencia a necessidade de um diálogo constante e de articulações que assegurem essa integração, respeitando as singularidades das crianças, a ludicidade e os processos próprios de desenvolvimento das infâncias. Fundamentando em referenciais teóricos sobre o desenvolvimento infantil e a transição escolar, o estudo enfatiza os elementos essenciais para uma construção de uma passagem mais harmônica. O objetivo principal é investigar como a proposta de transição pode garantir os direitos de aprendizagem das crianças, valorizando suas experiências anteriores e promovendo a inserção gradativa de cada componente curricular de forma progressiva. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada na análise documental de normativas educacionais e na aplicação de questionários com coordenadores pedagógicos da rede municipal de Atalaia. Diante dos resultados alcançados, observou-se a necessidade de intervenções que proporcione a continuidade da aprendizagem, garantindo o início do processo de alfabetização de maneira afetiva e acolhedora."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7735_TB2250_24102025120157.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREA MARIA VIEIRA DOS SANTOS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ANDREA"
    "autor_email" => "andreamvcosta@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125884
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2250
    "inscrito_id" => 7735
    "titulo" => "TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO FUNDAMENTAL: VIVÊNCIAS NOS CMEIS ATALAIA (AL)"
    "resumo" => "RESUMO Este artigo apresenta reflexões sobre a importância da proposta pedagógica de transição da educação infantil para o ensino fundamental, com ênfase na integração curricular e vivências de letramento a alfabetização. A pesquisa evidencia a necessidade de um diálogo constante e de articulações que assegurem essa integração, respeitando as singularidades das crianças, a ludicidade e os processos próprios de desenvolvimento das infâncias. Fundamentando em referenciais teóricos sobre o desenvolvimento infantil e a transição escolar, o estudo enfatiza os elementos essenciais para uma construção de uma passagem mais harmônica. O objetivo principal é investigar como a proposta de transição pode garantir os direitos de aprendizagem das crianças, valorizando suas experiências anteriores e promovendo a inserção gradativa de cada componente curricular de forma progressiva. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada na análise documental de normativas educacionais e na aplicação de questionários com coordenadores pedagógicos da rede municipal de Atalaia. Diante dos resultados alcançados, observou-se a necessidade de intervenções que proporcione a continuidade da aprendizagem, garantindo o início do processo de alfabetização de maneira afetiva e acolhedora."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7735_TB2250_24102025120157.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREA MARIA VIEIRA DOS SANTOS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ANDREA"
    "autor_email" => "andreamvcosta@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

RESUMO Este artigo apresenta reflexões sobre a importância da proposta pedagógica de transição da educação infantil para o ensino fundamental, com ênfase na integração curricular e vivências de letramento a alfabetização. A pesquisa evidencia a necessidade de um diálogo constante e de articulações que assegurem essa integração, respeitando as singularidades das crianças, a ludicidade e os processos próprios de desenvolvimento das infâncias. Fundamentando em referenciais teóricos sobre o desenvolvimento infantil e a transição escolar, o estudo enfatiza os elementos essenciais para uma construção de uma passagem mais harmônica. O objetivo principal é investigar como a proposta de transição pode garantir os direitos de aprendizagem das crianças, valorizando suas experiências anteriores e promovendo a inserção gradativa de cada componente curricular de forma progressiva. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada na análise documental de normativas educacionais e na aplicação de questionários com coordenadores pedagógicos da rede municipal de Atalaia. Diante dos resultados alcançados, observou-se a necessidade de intervenções que proporcione a continuidade da aprendizagem, garantindo o início do processo de alfabetização de maneira afetiva e acolhedora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.