DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA EM TERRAS INDÍGENAS POTIGUARA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125892 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2269 "inscrito_id" => 5886 "titulo" => "DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA EM TERRAS INDÍGENAS POTIGUARA" "resumo" => "Este artigo apresenta os principais aspectos quanto aos desafios da implementação e manutenção dos Laboratórios de Informática nas escolas públicas estaduais da Baía da Traição - PB. O estudo investiga as dificuldades enfrentadas para garantir a infraestrutura necessária e o uso pedagógico adequado desses espaços no Ensino Médio. Para tanto, foi efetuado uma pesquisa de natureza básica e abordagem qualitativa, com objetivos descritivos e utilizando procedimentos metodológicos como levantamento bibliográfico e aplicação de questionários. Os dados foram coletados por meio de 68 questionários distribuídos entre três instituições de ensino, abrangendo diretores, professores e estudantes. A fundamentação teórica baseia-se em autores como Tajra (2019), Rodrigues (2015) e Freires (2019), que discutem o impacto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na educação e os desafios de sua integração no contexto escolar. Os resultados apontam que a infraestrutura dos laboratórios na área abrangida é limitada, com equipamentos obsoletos e dificuldades no acesso à internet. Há carência de formação dos docentes para o uso pedagógico dessas ferramentas e uma baixa frequência de utilização dos laboratórios nas escolas analisadas. Como proposição, o estudo sugere um projeto de extensão entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e as instituições de ensino da região, visando capacitar professores e otimizar o uso dos recursos tecnológicos disponíveis. A pesquisa contribui para o debate sobre a necessidade de ampliar o acesso às tecnologias no ambiente escolar e reforça a importância da formação docente para acompanhar a evolução tecnológica e sua inserção no ensino da Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5886_TB2269_23102025192109.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KESSY ISLANALE DA SILVA FAUSTINO" "autor_nome_curto" => "KESSY ISLANALE" "autor_email" => "kessyislanale@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125892 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2269 "inscrito_id" => 5886 "titulo" => "DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA EM TERRAS INDÍGENAS POTIGUARA" "resumo" => "Este artigo apresenta os principais aspectos quanto aos desafios da implementação e manutenção dos Laboratórios de Informática nas escolas públicas estaduais da Baía da Traição - PB. O estudo investiga as dificuldades enfrentadas para garantir a infraestrutura necessária e o uso pedagógico adequado desses espaços no Ensino Médio. Para tanto, foi efetuado uma pesquisa de natureza básica e abordagem qualitativa, com objetivos descritivos e utilizando procedimentos metodológicos como levantamento bibliográfico e aplicação de questionários. Os dados foram coletados por meio de 68 questionários distribuídos entre três instituições de ensino, abrangendo diretores, professores e estudantes. A fundamentação teórica baseia-se em autores como Tajra (2019), Rodrigues (2015) e Freires (2019), que discutem o impacto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na educação e os desafios de sua integração no contexto escolar. Os resultados apontam que a infraestrutura dos laboratórios na área abrangida é limitada, com equipamentos obsoletos e dificuldades no acesso à internet. Há carência de formação dos docentes para o uso pedagógico dessas ferramentas e uma baixa frequência de utilização dos laboratórios nas escolas analisadas. Como proposição, o estudo sugere um projeto de extensão entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e as instituições de ensino da região, visando capacitar professores e otimizar o uso dos recursos tecnológicos disponíveis. A pesquisa contribui para o debate sobre a necessidade de ampliar o acesso às tecnologias no ambiente escolar e reforça a importância da formação docente para acompanhar a evolução tecnológica e sua inserção no ensino da Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5886_TB2269_23102025192109.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KESSY ISLANALE DA SILVA FAUSTINO" "autor_nome_curto" => "KESSY ISLANALE" "autor_email" => "kessyislanale@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }