INTERAÇÕES DISCURSIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES
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Trata-se de uma pesquisa quantitativa, baseada no mapeamento em pesquisa educacional, conforme descrito por Cavalcanti, no qual o autor define o mapeamento horizontal a partir dos seguintes questionamentos: Quem? Quantos? Onde? Já fizeram algo a respeito? Assim, o estudo busca compreender os territórios - teses e dissertações na área. Para a coleta de dados, utilizou-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, empregando as palavras-chave "interações discursivas" e "ensino de ciências", com um recorte temporal de 2019 a 2024. Foram identificadas 12 teses, distribuídas da seguinte forma: 58% na área de Ciências, 17% em Química, 25% em Física, e nenhuma na área de Biologia. Além disso, foram encontradas 27 dissertações, sendo 52% na área de Ciências, 26% em Química, 15% em Física e 7% em Biologia. 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