EXPERIMENTAÇÕES EXTENSIONISTAS E GÊNERO: AÇÕES DE RESISTÊNCIAS E EQUIDADE NO PROJETO MULHERES NAS ENGENHARIAS DO PROGRAMA MULHERES E MENINAS NAS ENGENHARIAS NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ – CAMTUC/UFPA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126146 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2830 "inscrito_id" => 9026 "titulo" => "EXPERIMENTAÇÕES EXTENSIONISTAS E GÊNERO: AÇÕES DE RESISTÊNCIAS E EQUIDADE NO PROJETO MULHERES NAS ENGENHARIAS DO PROGRAMA MULHERES E MENINAS NAS ENGENHARIAS NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ – CAMTUC/UFPA." "resumo" => "Este trabalho versa sobre as experimentações criadas por e para mulheres nos cursos de graduação do Campus Universitário de Tucuruí (CAMTUC) da Universidade Federal do Pará. Esse espaço é marcado pela oferta de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de engenharia, a saber: mecânica, civil, elétrica, computação e sanitária e ambiental. A problemática está nos estereótipos históricos e sociais que consideram os cursos das ciências exatas como ambientes não apropriados para mulheres. No CAMTUC, esses marcadores são reforçados pelo quantitativo de 40,8% de mulheres ingressantes na graduação. Em relação aos concluintes, elas totalizam 32,2%, evidenciando a presença de violências simbólicas marcadas por preconceitos de gênero. Embora sejam minoria, elas estão presentes nos cursos, contrariando os estereótipos e apontando aspectos de transgressão e resistência. Nesse contexto, este texto objetiva apresentar as ações do projeto “Mulheres nas Engenharias”, vinculado ao Programa Mulheres e Meninas nas Engenharias, que traça estratégias de resistência aos padrões machistas presentes no CAMTUC. Nossas ações dialogam com Martins (2019) sobre aspectos metodológicos e relevância de ações extensionistas; Lombardi (2016), Dias (2016), Tebet (2008) que traçam questões relacionadas às mulheres nas engenharias e Louro (2011) e Beauvoir (2009) que nos sensibilizam para as discussões de gênero. Por meio de ações como palestras, rodas de conversa e eventos sobre mulheres na engenharia, mercado de trabalho, assédio, feminicídio, direitos humanos, inclusão, saúde mental, além das campanhas “Unidas no Ciclo”, que dissemina conhecimentos sobre dignidade menstrual, e “Mais Respeito, menos assédio”, que promove ações de reconhecimento, rede de apoio e formas de denúncia contra assédios, consideramos que as experimentações desenvolvidas pelo projeto contribuem para a quebra de estereótipos e preconceitos de gênero no CAMTUC, sensibilizando e conscientizando a comunidade acadêmica para a construção de um ambiente de formação integral, plural e democrática, pautada no respeito às diferenças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9026_TB2830_11112025112809.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILEUZA DE SARGES ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "EDILEUZA" "autor_email" => "edy_almeyda@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126146 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2830 "inscrito_id" => 9026 "titulo" => "EXPERIMENTAÇÕES EXTENSIONISTAS E GÊNERO: AÇÕES DE RESISTÊNCIAS E EQUIDADE NO PROJETO MULHERES NAS ENGENHARIAS DO PROGRAMA MULHERES E MENINAS NAS ENGENHARIAS NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ – CAMTUC/UFPA." "resumo" => "Este trabalho versa sobre as experimentações criadas por e para mulheres nos cursos de graduação do Campus Universitário de Tucuruí (CAMTUC) da Universidade Federal do Pará. Esse espaço é marcado pela oferta de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de engenharia, a saber: mecânica, civil, elétrica, computação e sanitária e ambiental. A problemática está nos estereótipos históricos e sociais que consideram os cursos das ciências exatas como ambientes não apropriados para mulheres. No CAMTUC, esses marcadores são reforçados pelo quantitativo de 40,8% de mulheres ingressantes na graduação. Em relação aos concluintes, elas totalizam 32,2%, evidenciando a presença de violências simbólicas marcadas por preconceitos de gênero. Embora sejam minoria, elas estão presentes nos cursos, contrariando os estereótipos e apontando aspectos de transgressão e resistência. Nesse contexto, este texto objetiva apresentar as ações do projeto “Mulheres nas Engenharias”, vinculado ao Programa Mulheres e Meninas nas Engenharias, que traça estratégias de resistência aos padrões machistas presentes no CAMTUC. Nossas ações dialogam com Martins (2019) sobre aspectos metodológicos e relevância de ações extensionistas; Lombardi (2016), Dias (2016), Tebet (2008) que traçam questões relacionadas às mulheres nas engenharias e Louro (2011) e Beauvoir (2009) que nos sensibilizam para as discussões de gênero. Por meio de ações como palestras, rodas de conversa e eventos sobre mulheres na engenharia, mercado de trabalho, assédio, feminicídio, direitos humanos, inclusão, saúde mental, além das campanhas “Unidas no Ciclo”, que dissemina conhecimentos sobre dignidade menstrual, e “Mais Respeito, menos assédio”, que promove ações de reconhecimento, rede de apoio e formas de denúncia contra assédios, consideramos que as experimentações desenvolvidas pelo projeto contribuem para a quebra de estereótipos e preconceitos de gênero no CAMTUC, sensibilizando e conscientizando a comunidade acadêmica para a construção de um ambiente de formação integral, plural e democrática, pautada no respeito às diferenças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9026_TB2830_11112025112809.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILEUZA DE SARGES ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "EDILEUZA" "autor_email" => "edy_almeyda@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }