DISTINÇÕES E SEMELHANÇAS ENTRE: TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA).
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126300 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3192 "inscrito_id" => 5771 "titulo" => "DISTINÇÕES E SEMELHANÇAS ENTRE: TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)." "resumo" => "O presente estudo analisa as distinções e semelhanças entre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno do Espectro Autista (TEA).Objetivando fornecer informações práticas para educadores, visto que a compreensão dessas duas condições é crucial para que os profissionais da educação possam implementar estratégias adequadas que favoreçam o desenvolvimento das crianças afetadas. Para tanto, foi necessário descrever as características comportamentais e de desenvolvimento do TDAH e do TEA, investigar as experiências de professores no manejo de alunos com TDAH e TEA em sala de aula e propor diretrizes para a atuação educacional considerando cada especificidade. Sendo assim, a pesquisa foi realizada por meio de uma análise bibliográfica e uma investigação de campo em uma escola pública no município de Cairu-BA. Foram utilizados métodos de observação e uma entrevista semi-estruturada com uma professora responsável por uma turma que inclui alunos com TDAH e TEA, abordando questões sobre os desafios enfrentados no ensino. Verificou-se que os professores reconhecem a importância de entender as características específicas de cada transtorno para melhor abordar as necessidades dos alunos, o estudo destaca a necessidade de formação contínua dos educadores sobre TDAH e TEA, foi identificado que uma parceria efetiva entre escola e família é fundamental para oferecer apoio adequado, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças. Logo, conclui-se que, a formação e a cooperação entre educadores e famílias podem resultar em práticas mais eficazes, promovendo um ambiente inclusivo que favoreça o aprendizado e a interação social das crianças afetadas por esses transtornos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5771_TB3192_30102025145505.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CELINA DE JESUS SACRAMENTO" "autor_nome_curto" => "CELINA" "autor_email" => "celijsacramento@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126300 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3192 "inscrito_id" => 5771 "titulo" => "DISTINÇÕES E SEMELHANÇAS ENTRE: TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)." "resumo" => "O presente estudo analisa as distinções e semelhanças entre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno do Espectro Autista (TEA).Objetivando fornecer informações práticas para educadores, visto que a compreensão dessas duas condições é crucial para que os profissionais da educação possam implementar estratégias adequadas que favoreçam o desenvolvimento das crianças afetadas. Para tanto, foi necessário descrever as características comportamentais e de desenvolvimento do TDAH e do TEA, investigar as experiências de professores no manejo de alunos com TDAH e TEA em sala de aula e propor diretrizes para a atuação educacional considerando cada especificidade. Sendo assim, a pesquisa foi realizada por meio de uma análise bibliográfica e uma investigação de campo em uma escola pública no município de Cairu-BA. Foram utilizados métodos de observação e uma entrevista semi-estruturada com uma professora responsável por uma turma que inclui alunos com TDAH e TEA, abordando questões sobre os desafios enfrentados no ensino. Verificou-se que os professores reconhecem a importância de entender as características específicas de cada transtorno para melhor abordar as necessidades dos alunos, o estudo destaca a necessidade de formação contínua dos educadores sobre TDAH e TEA, foi identificado que uma parceria efetiva entre escola e família é fundamental para oferecer apoio adequado, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças. Logo, conclui-se que, a formação e a cooperação entre educadores e famílias podem resultar em práticas mais eficazes, promovendo um ambiente inclusivo que favoreça o aprendizado e a interação social das crianças afetadas por esses transtornos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5771_TB3192_30102025145505.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CELINA DE JESUS SACRAMENTO" "autor_nome_curto" => "CELINA" "autor_email" => "celijsacramento@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }