LEITURA QUE TRANSFORMA: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE CONTRIBUEM PARA UMA EDUCAÇÃO LEITORA PLURAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126375 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3373 "inscrito_id" => 8622 "titulo" => "LEITURA QUE TRANSFORMA: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE CONTRIBUEM PARA UMA EDUCAÇÃO LEITORA PLURAL" "resumo" => "Este estudo investigou práticas pedagógicas inovadoras para o desenvolvimento da leitura em estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, adotando uma abordagem qualitativa que combinou observação participante e análise de desempenho acadêmico. A pesquisa foi realizada em um Centro de Referência Integral de Ensino (CRIE), localizado no município de Abreu e Lima–PE, onde foram acompanhadas estratégias como rodas de leitura, interpretação de textos multimodais e a dinamização do espaço da biblioteca escolar. Fundamentado nas contribuições de Magda Soares (2003), que distingue alfabetização e letramento, e em documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), o estudo evidenciou que metodologias interativas e contextualizadas promovem não apenas a fluência leitora, mas também a compreensão crítica e o engajamento dos alunos. Os resultados apontaram que a integração de diferentes gêneros textuais (literários, jornalísticos, digitais) e a valorização de práticas colaborativas, como debates e produções autorais, contribuíram significativamente para o avanço do letramento. Além disso, observou-se que as práticas adotadas potencializou a formação de leitores autônomos e reflexivos, capazes de interagir com textos de forma criativa e crítica. Conclui-se que a leitura, quando abordada como prática social e cultural, transcende a decodificação de palavras, tornando-se uma ferramenta poderosa para a construção de sentidos e a transformação do sujeito. O estudo reforça a importância de políticas e práticas pedagógicas que integrem a leitura ao cotidiano escolar de forma significativa e prazerosa, preparando os estudantes para os desafios de uma sociedade letrada e plural." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8622_TB3373_30102025232716.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILLY JÚLIA CÂMARA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "EMILLY CÂMARA" "autor_email" => "emilly.jlima@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126375 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3373 "inscrito_id" => 8622 "titulo" => "LEITURA QUE TRANSFORMA: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE CONTRIBUEM PARA UMA EDUCAÇÃO LEITORA PLURAL" "resumo" => "Este estudo investigou práticas pedagógicas inovadoras para o desenvolvimento da leitura em estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, adotando uma abordagem qualitativa que combinou observação participante e análise de desempenho acadêmico. A pesquisa foi realizada em um Centro de Referência Integral de Ensino (CRIE), localizado no município de Abreu e Lima–PE, onde foram acompanhadas estratégias como rodas de leitura, interpretação de textos multimodais e a dinamização do espaço da biblioteca escolar. Fundamentado nas contribuições de Magda Soares (2003), que distingue alfabetização e letramento, e em documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), o estudo evidenciou que metodologias interativas e contextualizadas promovem não apenas a fluência leitora, mas também a compreensão crítica e o engajamento dos alunos. Os resultados apontaram que a integração de diferentes gêneros textuais (literários, jornalísticos, digitais) e a valorização de práticas colaborativas, como debates e produções autorais, contribuíram significativamente para o avanço do letramento. Além disso, observou-se que as práticas adotadas potencializou a formação de leitores autônomos e reflexivos, capazes de interagir com textos de forma criativa e crítica. Conclui-se que a leitura, quando abordada como prática social e cultural, transcende a decodificação de palavras, tornando-se uma ferramenta poderosa para a construção de sentidos e a transformação do sujeito. O estudo reforça a importância de políticas e práticas pedagógicas que integrem a leitura ao cotidiano escolar de forma significativa e prazerosa, preparando os estudantes para os desafios de uma sociedade letrada e plural." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8622_TB3373_30102025232716.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILLY JÚLIA CÂMARA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "EMILLY CÂMARA" "autor_email" => "emilly.jlima@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }