Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARTICULAÇÕES ENTRE QUÍMICA E MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO - UMA REVISÃO DE LITERATURA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Objetiva-se apresentar um levantamento do que se tem produzido sobre intersecções no ensino de química e matemática. Como as ciências exatas e da terra são comumente tidas como difíceis, temos prejuízos sérios às formações dos sujeitos, seja em Química, seja em Matemática. Assim, compreendendo que munido de operações e capacidade de manipulações matemáticas, o aluno pode construir uma base mais sólida para a aprendizagem de Química, e se conseguir construir elementos teóricos sobre esta última, isto pode lhe levar a compreender melhor as aplicações da primeira, acredita-se que a articulação entre essas áreas do saber permite uma potencialização da aprendizagem. É nítido que trabalhar com esses conteúdos demanda habilidades para encaminhar uma dinâmica que possa trazer maior participação dos alunos, ajudando a constituir uma visão subversiva do assunto, uma melhor comunicação com o trabalho em equipe, e tratar a Química e/ou a Matemática não mais como algo árduo, mas como um objeto do saber prazeroso de se discutir. Realizando uma revisão bibliográfica, procurou-se, no banco BDTD, trabalhos de pós-graduação em nível stricto-sensu que versassem sobre a articulação supracitada. A partir da string “Ensino de Química” AND Matemática, tivemos um retorno de 441 trabalhos que foram tratados a partir de questões de pesquisa e selecionados utilizando critérios de inclusão e de exclusão. Dos trabalhos selecionados, percebeu-se que havia uma forte preocupação em como um currículo interdisciplinar pode operar e como articulações como essa são importantes para o desenvolvimento do estudante. Utilizar uma base de dados e apenas teses e dissertações operaram como um limitante metodológico da nossa pesquisa, e, a partir disso, indicamos que outras investigações utilizando outras bases de dados sejam realizadas, além de trabalhos que enfoquem na construção de propostas didáticas envolvendo ambas as áreas do saber.

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