Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PODCAST E A LITERATURA DE CORDEL COMO FERRAMENTAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente relato de experiência versa sobre a utilização do podcast como ferramenta de ensino-aprendizagem inovadora e inclusiva na Educação Infantil; salientando a corroboração efetiva que o referido recurso pode promover entre tecnologia, cultura e aprendizagem significativa. A metodologia utilizada para a presente pesquisa foi o Relato de Experiência, o qual possibilitou a formulação e valorização acadêmico-científica de um percurso vivencial e a formulação de novos conhecimentos conforme apontado por Mussi, Flores e Almeida (2021). A proposta envolveu uma sequência didática que combinou oralidade, tecnologia e expressão artística, utilizando podcasts para estimular a criatividade e a interação das crianças. As atividades incluíram contação de histórias, releitura de obras do cordel, criação de xilogravuras e produção de podcasts baseados em rimas e narrativas infantis. A literatura de cordel foi utilizada como ferramenta de valorização cultural e identitária, em alinhamento com os estudos de Botton, Peripolli e Santos (2017), que analisam o podcast como um recurso educacional aberto, e Catharina (2015), que investiga suas potencialidades na sala de aula. Kramer (2021) contribui para o debate acerca do direito à educação, Moran, Masetto e Behrens (2000) reforçam as transformações que as tecnologias operam no ensino e a necessidade de currículos e metodologias mais flexíveis e personalizadas. Por fim, o projeto evidenciou ainda a relevância da formação continuada de professores para a instrumentalização sistematizada e intencional de ferramentas digitais e, por conseguinte, aprimoramento dos fazeres educativos. Convém reforçar, portanto, o uso de podcast na educação infantil como uma proposta possível de ser inserida, compartilhada e aplicada de maneira extensiva e inovadora no exercício docente, de modo a favorecer a aprendizagem significativa e contextualizada.

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