PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA PESSOA COM SURDEZ UNILATERAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126588 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4000 "inscrito_id" => 11070 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA PESSOA COM SURDEZ UNILATERAL" "resumo" => "Mesmo se constituindo uma deficiência invisível e conscientes de que seus efeitos são menores que os causados pela perda bilateral, a surdez unilateral impõe desafios significativos, especialmente no ambiente escolar, onde crianças, adolescentes e adultos podem enfrentar dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, apesar de também ser classificada enquanto deficiência auditiva, a surdez unilateral foi oficialmente reconhecida como deficiência no Brasil no dia 22 de dezembro de 2023, com a promulgação da Lei 14.768, de 2023, que assegura direitos às pessoas com deficiência que possuem perda auditiva total em apenas um dos ouvidos (Brasil, 2023). Neste sentido, numa abordagem metodológica qualitativa e bibliográfica, o artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi apresentar estratégias e práticas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem da pessoa com surdez unilateral, uma vez que, o reconhecimento legal dessa deficiência não apenas garante o acesso a direitos, mas também impulsiona a formulação de políticas educacionais que possibilitem a implementação de ações voltadas à inclusão escolar. Os resultados apontam que as práticas pedagógicas para as pessoas com surdez unilateral devem fazer parte das ações e planejamento docente, destacando-se para a necessidade de aprofundar os debates e pesquisas sobre a surdez unilateral, um tema ainda pouco explorado no campo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11070_TB4000_14102025162637.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO DESIDÉRIO" "autor_nome_curto" => "DESIDÉRIO" "autor_email" => "ricardo.desiderio@unespar.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126588 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4000 "inscrito_id" => 11070 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA PESSOA COM SURDEZ UNILATERAL" "resumo" => "Mesmo se constituindo uma deficiência invisível e conscientes de que seus efeitos são menores que os causados pela perda bilateral, a surdez unilateral impõe desafios significativos, especialmente no ambiente escolar, onde crianças, adolescentes e adultos podem enfrentar dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, apesar de também ser classificada enquanto deficiência auditiva, a surdez unilateral foi oficialmente reconhecida como deficiência no Brasil no dia 22 de dezembro de 2023, com a promulgação da Lei 14.768, de 2023, que assegura direitos às pessoas com deficiência que possuem perda auditiva total em apenas um dos ouvidos (Brasil, 2023). Neste sentido, numa abordagem metodológica qualitativa e bibliográfica, o artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi apresentar estratégias e práticas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem da pessoa com surdez unilateral, uma vez que, o reconhecimento legal dessa deficiência não apenas garante o acesso a direitos, mas também impulsiona a formulação de políticas educacionais que possibilitem a implementação de ações voltadas à inclusão escolar. Os resultados apontam que as práticas pedagógicas para as pessoas com surdez unilateral devem fazer parte das ações e planejamento docente, destacando-se para a necessidade de aprofundar os debates e pesquisas sobre a surdez unilateral, um tema ainda pouco explorado no campo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11070_TB4000_14102025162637.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO DESIDÉRIO" "autor_nome_curto" => "DESIDÉRIO" "autor_email" => "ricardo.desiderio@unespar.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }