Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NATUREZA EDUCADORA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM JARDIM SENSORIAL EM UMA CRECHE PÚBLICA DA FAVELA DO RIO DE JANEIRO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126774
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4449
    "inscrito_id" => 12387
    "titulo" => "NATUREZA EDUCADORA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM JARDIM SENSORIAL EM UMA CRECHE PÚBLICA DA FAVELA DO RIO DE JANEIRO"
    "resumo" => "Este presente trabalho tem como objetivo analisar uma experiência ocorrida em uma creche pública em uma favela da cidade do Rio de Janeiro, onde crianças e a equipe docente construíram juntos um jardim sensorial. Através desse experiência, este estudo ressalta a importância da relação das crianças com a natureza, principalmente, para o desenvolvimento e aprendizagens bebês e crianças bem pequenas. A natureza é educadora e em contato com ela os bebês e crianças tem as diferentes texturas, cores, odores que estimulam suas experiências e experimentações. As brincadeiras na natureza propiciam o despertar de um campo simbólico criado pela própria criança. Em primeiro momento, o texto trará quais as implicações que levaram a unidade se juntar para a construção coletiva deste jardim, narrando os movimentos, os interesses e as curiosidades dos bebês e crianças. Apresentará o protagonismo dos bebês e crianças na sua construção e as implicações da relação delas com suas professoras, no sentido de ampliar uma relação de confiança. Todo esse movimento propiciou a unidade a entrar em um processo de (re)pensar sobre a participação de bebês e crianças bem pequenas nos cotidianos da educação infantil, assim como refletir sobre práticas pedagógicas na creche que respeitem suas autorias. Fundamentam essa discussão os estudos da professora-pesquisadora Léa Tiriba (2017), Gandhy Piorski (2016), no que diz respeito a relação da criança com a natureza na educação infantil e Sarmento (2011), Malaguzzi (1999), Formosinho (2007) em relação às pesquisas sobre participação infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12387_TB4449_21102025072828.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS BARCELOS DIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THAIS"
    "autor_email" => "thaissoeiserj@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126774
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4449
    "inscrito_id" => 12387
    "titulo" => "NATUREZA EDUCADORA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM JARDIM SENSORIAL EM UMA CRECHE PÚBLICA DA FAVELA DO RIO DE JANEIRO"
    "resumo" => "Este presente trabalho tem como objetivo analisar uma experiência ocorrida em uma creche pública em uma favela da cidade do Rio de Janeiro, onde crianças e a equipe docente construíram juntos um jardim sensorial. Através desse experiência, este estudo ressalta a importância da relação das crianças com a natureza, principalmente, para o desenvolvimento e aprendizagens bebês e crianças bem pequenas. A natureza é educadora e em contato com ela os bebês e crianças tem as diferentes texturas, cores, odores que estimulam suas experiências e experimentações. As brincadeiras na natureza propiciam o despertar de um campo simbólico criado pela própria criança. Em primeiro momento, o texto trará quais as implicações que levaram a unidade se juntar para a construção coletiva deste jardim, narrando os movimentos, os interesses e as curiosidades dos bebês e crianças. Apresentará o protagonismo dos bebês e crianças na sua construção e as implicações da relação delas com suas professoras, no sentido de ampliar uma relação de confiança. Todo esse movimento propiciou a unidade a entrar em um processo de (re)pensar sobre a participação de bebês e crianças bem pequenas nos cotidianos da educação infantil, assim como refletir sobre práticas pedagógicas na creche que respeitem suas autorias. Fundamentam essa discussão os estudos da professora-pesquisadora Léa Tiriba (2017), Gandhy Piorski (2016), no que diz respeito a relação da criança com a natureza na educação infantil e Sarmento (2011), Malaguzzi (1999), Formosinho (2007) em relação às pesquisas sobre participação infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12387_TB4449_21102025072828.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS BARCELOS DIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THAIS"
    "autor_email" => "thaissoeiserj@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este presente trabalho tem como objetivo analisar uma experiência ocorrida em uma creche pública em uma favela da cidade do Rio de Janeiro, onde crianças e a equipe docente construíram juntos um jardim sensorial. Através desse experiência, este estudo ressalta a importância da relação das crianças com a natureza, principalmente, para o desenvolvimento e aprendizagens bebês e crianças bem pequenas. A natureza é educadora e em contato com ela os bebês e crianças tem as diferentes texturas, cores, odores que estimulam suas experiências e experimentações. As brincadeiras na natureza propiciam o despertar de um campo simbólico criado pela própria criança. Em primeiro momento, o texto trará quais as implicações que levaram a unidade se juntar para a construção coletiva deste jardim, narrando os movimentos, os interesses e as curiosidades dos bebês e crianças. Apresentará o protagonismo dos bebês e crianças na sua construção e as implicações da relação delas com suas professoras, no sentido de ampliar uma relação de confiança. Todo esse movimento propiciou a unidade a entrar em um processo de (re)pensar sobre a participação de bebês e crianças bem pequenas nos cotidianos da educação infantil, assim como refletir sobre práticas pedagógicas na creche que respeitem suas autorias. Fundamentam essa discussão os estudos da professora-pesquisadora Léa Tiriba (2017), Gandhy Piorski (2016), no que diz respeito a relação da criança com a natureza na educação infantil e Sarmento (2011), Malaguzzi (1999), Formosinho (2007) em relação às pesquisas sobre participação infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.