Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ELETROQUÍMICA NO COTIDIANO: DA TEORIA ÀS APLICAÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126808
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4537
    "inscrito_id" => 12898
    "titulo" => "A ELETROQUÍMICA NO COTIDIANO: DA TEORIA ÀS APLICAÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma sequência didática sobre Eletroquímica, desenvolvida durante o Estágio de Docência em Ensino de Química II-E, no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo principal foi desenvolver uma abordagem didática sobre os processos químicos que ocorrem de forma espontânea, com ênfase nas pilhas, pois é comum encontrar na literatura estudos que destacam as dificuldades enfrentadas por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem relacionado à Eletroquímica. Uma estratégia metodológica viável e eficaz para o ensino desse conteúdo, dentro de uma perspectiva construtivista, é a utilização de práticas experimentais aliada a aulas expositivas baseadas em problemáticas ambientais. A sequência didática incluiu a realização de experimentos sobre eletroquímica envolvendo a construção de uma célula galvânica e teoria sobre a evolução das pilhas como a pilha de Bagdá e Alexandre Volta, abordando as diferenças entre pilhas alcalinas e secas, além dos problemas ambientais associados a essas tecnologias. Entre os desafios destacados sobre a temática estão a falta de informação da população sobre os riscos ambientais causados por resíduos de pilhas, a incipiente implantação de programas de coleta seletiva no Brasil e as limitações econômicas que afetam a viabilidade da reciclagem. Participaram da sequência didática, 68 estudantes do 2ª ano do ensino médio, os quais demonstraram compreensão dos conceitos discutidos e suas aplicações no cotidiano, evidenciado pelos relatórios produzidos, pois estes eram descritivos e também apresentavam situações problema que fazem os estudantes refletirem sobre o conteúdo e pesquisas relevantes sobre as aplicações dos materiais utilizados em sala de aula na vida cotidiana. Por fim, desenvolver os conteúdos de forma integrada com a experimentação auxiliou os estudantes na compreensão dos conceitos abordados teoricamente, proporcionando uma aprendizagem com maior significado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12898_TB4537_09112025165617.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINA VERLY"
    "autor_nome_curto" => "MARINA"
    "autor_email" => "marinaverly05@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126808
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4537
    "inscrito_id" => 12898
    "titulo" => "A ELETROQUÍMICA NO COTIDIANO: DA TEORIA ÀS APLICAÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma sequência didática sobre Eletroquímica, desenvolvida durante o Estágio de Docência em Ensino de Química II-E, no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo principal foi desenvolver uma abordagem didática sobre os processos químicos que ocorrem de forma espontânea, com ênfase nas pilhas, pois é comum encontrar na literatura estudos que destacam as dificuldades enfrentadas por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem relacionado à Eletroquímica. Uma estratégia metodológica viável e eficaz para o ensino desse conteúdo, dentro de uma perspectiva construtivista, é a utilização de práticas experimentais aliada a aulas expositivas baseadas em problemáticas ambientais. A sequência didática incluiu a realização de experimentos sobre eletroquímica envolvendo a construção de uma célula galvânica e teoria sobre a evolução das pilhas como a pilha de Bagdá e Alexandre Volta, abordando as diferenças entre pilhas alcalinas e secas, além dos problemas ambientais associados a essas tecnologias. Entre os desafios destacados sobre a temática estão a falta de informação da população sobre os riscos ambientais causados por resíduos de pilhas, a incipiente implantação de programas de coleta seletiva no Brasil e as limitações econômicas que afetam a viabilidade da reciclagem. Participaram da sequência didática, 68 estudantes do 2ª ano do ensino médio, os quais demonstraram compreensão dos conceitos discutidos e suas aplicações no cotidiano, evidenciado pelos relatórios produzidos, pois estes eram descritivos e também apresentavam situações problema que fazem os estudantes refletirem sobre o conteúdo e pesquisas relevantes sobre as aplicações dos materiais utilizados em sala de aula na vida cotidiana. Por fim, desenvolver os conteúdos de forma integrada com a experimentação auxiliou os estudantes na compreensão dos conceitos abordados teoricamente, proporcionando uma aprendizagem com maior significado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12898_TB4537_09112025165617.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINA VERLY"
    "autor_nome_curto" => "MARINA"
    "autor_email" => "marinaverly05@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta uma sequência didática sobre Eletroquímica, desenvolvida durante o Estágio de Docência em Ensino de Química II-E, no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo principal foi desenvolver uma abordagem didática sobre os processos químicos que ocorrem de forma espontânea, com ênfase nas pilhas, pois é comum encontrar na literatura estudos que destacam as dificuldades enfrentadas por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem relacionado à Eletroquímica. Uma estratégia metodológica viável e eficaz para o ensino desse conteúdo, dentro de uma perspectiva construtivista, é a utilização de práticas experimentais aliada a aulas expositivas baseadas em problemáticas ambientais. A sequência didática incluiu a realização de experimentos sobre eletroquímica envolvendo a construção de uma célula galvânica e teoria sobre a evolução das pilhas como a pilha de Bagdá e Alexandre Volta, abordando as diferenças entre pilhas alcalinas e secas, além dos problemas ambientais associados a essas tecnologias. Entre os desafios destacados sobre a temática estão a falta de informação da população sobre os riscos ambientais causados por resíduos de pilhas, a incipiente implantação de programas de coleta seletiva no Brasil e as limitações econômicas que afetam a viabilidade da reciclagem. Participaram da sequência didática, 68 estudantes do 2ª ano do ensino médio, os quais demonstraram compreensão dos conceitos discutidos e suas aplicações no cotidiano, evidenciado pelos relatórios produzidos, pois estes eram descritivos e também apresentavam situações problema que fazem os estudantes refletirem sobre o conteúdo e pesquisas relevantes sobre as aplicações dos materiais utilizados em sala de aula na vida cotidiana. Por fim, desenvolver os conteúdos de forma integrada com a experimentação auxiliou os estudantes na compreensão dos conceitos abordados teoricamente, proporcionando uma aprendizagem com maior significado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.