Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No âmbito social e escolar, a literatura assume um papel essencial na formação de leitores críticos frente aos paradigmas sociais, bem como na construção e consolidação de uma sociedade democrática sensível às diferenças. Nesse sentido, compreende-se que o letramento literário é uma prática social e, como tal, responsabilidade da escola (Cosson, 2022). Assim sendo, torna-se fundamental o trabalho com textos literários (de ficção e não ficção) no contexto escolar que contribuam para a construção e solidificação de valores sociais, econômicos e políticos que respeitem os direitos humanos e promovam debates que problematizem as práticas sociais (Dalla-Bona, 2013). Nesse sentido, o presente trabalho apresenta os resultados de uma experiência pedagógica voltada ao incentivo à leitura no espaço escolar, realizada em uma escola da Rede Estadual de Educação de Pernambuco, localizada no município de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte. Dessa forma, objetivou-se promover a leitura no ambiente escolar como instrumento formativo para a promoção e o reconhecimento das diferenças, com o intuito de problematizar temas considerados indispensáveis à reflexão sobre modelos societários. De caráter teórico-bibliográfico, recorreu-se a um estudo de abordagem qualitativa, por lidar com o campo das crenças, interpretações, compreensões e valores, os quais não podem ser quantificados (Minayo, 2016). Para a realização da experiência em questão, adotou-se, como instrumento metodológico, o Café Literário, no qual os participantes realizaram debates coletivos sobre as obras selecionadas para leitura. A partir desse movimento, constatou-se que os estudantes obtiveram êxito na compreensão e análise das problemáticas abordadas nas leituras, tais como racismo estrutural, violência doméstica, questões de gênero e patriarcado, e cultura de matriz africana. Além disso, demonstraram maior interesse pela leitura ao longo do processo pedagógico, bem como melhor desempenho em atividades de escrita e argumentação (oralidade). Por fim, destaca-se a importância de propostas pedagógicas que visem à formação de leitores críticos do meio em que estão inseridos e que possibilitem reflexões necessárias ao tempo presente.

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