FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127045 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5030 "inscrito_id" => 13210 "titulo" => "FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO" "resumo" => "No âmbito social e escolar, a literatura assume um papel essencial na formação de leitores críticos frente aos paradigmas sociais, bem como na construção e consolidação de uma sociedade democrática sensível às diferenças. Nesse sentido, compreende-se que o letramento literário é uma prática social e, como tal, responsabilidade da escola (Cosson, 2022). Assim sendo, torna-se fundamental o trabalho com textos literários (de ficção e não ficção) no contexto escolar que contribuam para a construção e solidificação de valores sociais, econômicos e políticos que respeitem os direitos humanos e promovam debates que problematizem as práticas sociais (Dalla-Bona, 2013). Nesse sentido, o presente trabalho apresenta os resultados de uma experiência pedagógica voltada ao incentivo à leitura no espaço escolar, realizada em uma escola da Rede Estadual de Educação de Pernambuco, localizada no município de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte. Dessa forma, objetivou-se promover a leitura no ambiente escolar como instrumento formativo para a promoção e o reconhecimento das diferenças, com o intuito de problematizar temas considerados indispensáveis à reflexão sobre modelos societários. De caráter teórico-bibliográfico, recorreu-se a um estudo de abordagem qualitativa, por lidar com o campo das crenças, interpretações, compreensões e valores, os quais não podem ser quantificados (Minayo, 2016). Para a realização da experiência em questão, adotou-se, como instrumento metodológico, o Café Literário, no qual os participantes realizaram debates coletivos sobre as obras selecionadas para leitura. A partir desse movimento, constatou-se que os estudantes obtiveram êxito na compreensão e análise das problemáticas abordadas nas leituras, tais como racismo estrutural, violência doméstica, questões de gênero e patriarcado, e cultura de matriz africana. Além disso, demonstraram maior interesse pela leitura ao longo do processo pedagógico, bem como melhor desempenho em atividades de escrita e argumentação (oralidade). Por fim, destaca-se a importância de propostas pedagógicas que visem à formação de leitores críticos do meio em que estão inseridos e que possibilitem reflexões necessárias ao tempo presente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13210_TB5030_30102025195547.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLOS SILVA" "autor_email" => "carloseduardo19silva@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127045 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5030 "inscrito_id" => 13210 "titulo" => "FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO" "resumo" => "No âmbito social e escolar, a literatura assume um papel essencial na formação de leitores críticos frente aos paradigmas sociais, bem como na construção e consolidação de uma sociedade democrática sensível às diferenças. Nesse sentido, compreende-se que o letramento literário é uma prática social e, como tal, responsabilidade da escola (Cosson, 2022). Assim sendo, torna-se fundamental o trabalho com textos literários (de ficção e não ficção) no contexto escolar que contribuam para a construção e solidificação de valores sociais, econômicos e políticos que respeitem os direitos humanos e promovam debates que problematizem as práticas sociais (Dalla-Bona, 2013). Nesse sentido, o presente trabalho apresenta os resultados de uma experiência pedagógica voltada ao incentivo à leitura no espaço escolar, realizada em uma escola da Rede Estadual de Educação de Pernambuco, localizada no município de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte. Dessa forma, objetivou-se promover a leitura no ambiente escolar como instrumento formativo para a promoção e o reconhecimento das diferenças, com o intuito de problematizar temas considerados indispensáveis à reflexão sobre modelos societários. De caráter teórico-bibliográfico, recorreu-se a um estudo de abordagem qualitativa, por lidar com o campo das crenças, interpretações, compreensões e valores, os quais não podem ser quantificados (Minayo, 2016). Para a realização da experiência em questão, adotou-se, como instrumento metodológico, o Café Literário, no qual os participantes realizaram debates coletivos sobre as obras selecionadas para leitura. A partir desse movimento, constatou-se que os estudantes obtiveram êxito na compreensão e análise das problemáticas abordadas nas leituras, tais como racismo estrutural, violência doméstica, questões de gênero e patriarcado, e cultura de matriz africana. Além disso, demonstraram maior interesse pela leitura ao longo do processo pedagógico, bem como melhor desempenho em atividades de escrita e argumentação (oralidade). Por fim, destaca-se a importância de propostas pedagógicas que visem à formação de leitores críticos do meio em que estão inseridos e que possibilitem reflexões necessárias ao tempo presente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13210_TB5030_30102025195547.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLOS SILVA" "autor_email" => "carloseduardo19silva@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }