O LUGAR DA NEUROCIÊNCIA NA ESCOLA A PARTIR DE REFLEXÕES NO PARFOR EQUIDADE EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA CIDADE DE RONDONÓPOLIS-MT
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Partindo da compreensão de que a inclusão escolar demanda a superação de barreiras atitudinais, físicas e cognitivas, buscamos evidenciar como os conhecimentos advindos das neurociências podem colaborar na construção de ambientes escolares mais sensíveis às diferenças e às necessidades educacionais específicas de estudantes. As discussões realizadas com professores em continuada no âmbito do Parfor Equidade, no curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, revelaram a importância de compreender o funcionamento do cérebro em processos de aprendizagem, sobretudo no que se refere às condições neurológicas que impactam o desenvolvimento cognitivo e comportamental, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o TDAH e disfunções de aprendizagem. Para tal, buscamos nos fundamentar em Antunes (2007), Brasil (2023), Mantoan (2003), Mantoan e Lanuti (2022), Oliveira (1993), Pinker (2024), entre outros. 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