Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECICLAR É EDUCAR: A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NAS VIVÊNCIAS DE CATADORAS E CATADORES ORGANIZADAS/OS.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel das associações de catadoras/es de materiais recicláveis, como espaços de educação não-formal, no processo de capacitação dessas/es trabalhadoras/es para o labor nas rotas de coleta, nos galpões de reciclagem, nas funções de gestão, assim como, para uma formação cidadã e atuação das/os mesmas/os como educadoras/es ambientais. O referencial teórico-metodológico ancora-se em autores como Maria da Glória Gohn, Paulo Freire, Maria Cecília de Souza Minayo e Verena Alberti. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas/semiestruturadas no âmbito da Associação Dos Catadores de Papelão e Material Reaproveitável (ASMARE), localizada em Belo Horizonte/MG e da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Sarzedo (ACAMARES), sediada no município de Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG. A análise quanti-qualitativa das respostas obtidas foi pautada nos métodos da História Oral e da Análise de Conteúdo, cotejada com a bibliografia pertinente à temática pesquisada. Os resultados obtidos contribuem para os debates sobre as múltiplas formas e espaços em que a educação/capacitação para o trabalho podem ocorrer e seus impactos na formação e atuação cidadã desses atores sociais, não apenas na gestão dos resíduos sólidos urbanos, mas também, como agentes de sensibilização da comunidade em que atuam, promovendo uma mudança de conduta em relação a esses resíduos, tornando-se, então, protagonistas na educação para a sustentabilidade.

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