LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: VIVÊNCIAS DE UM MOMENTO FORMATIVO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127299 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5574 "inscrito_id" => 11982 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: VIVÊNCIAS DE UM MOMENTO FORMATIVO" "resumo" => "O presente artigo apresenta a leitura e a escrita como práticas fundamentais no processo de alfabetização, na aquisição de habilidades de codificar e decodificar a escrita. Pensando em atender a fragilidade por parte de alguns educadores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Petrolina. O texto traz recortes de uma formação focal que foi realizada , com o tema “Leitura e escrita no processo de alfabetização, tendo como embasamento teórico o livro “Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização” de Artur Gomes de Morais e “Psicogênese da Língua Escrita” de Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Objetivou-se analisar a importância da leitura e da escrita no processo de alfabetização e como essas habilidades interagem para promover o desenvolvimento integral dos estudantes. Compreender a relevância da leitura e da escrita no processo de alfabetização e identificar as interações entre essas habilidades e seu impacto no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, assim como apresentar sugestões para a promoção efetiva da leitura e da escrita no ambiente escolar. Foram preconizadas estratégias de intervenção para desenvolvimento de leitura e escrita dos estudantes que se encontram nos níveis 1 e 2 no processo de alfabetização, segundo a ficha de leitura e escrita da nossa rede municipal de Petrolina. A formação docente promoveu momentos em que o professor pode refletir sobre suas práticas e estratégias de escrita durante o desenvolvimento de atividades realizadas por meio de oficinas, compreendendo a sua efetividade para o desenvolvimento e consolidação da alfabetização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11982_TB5574_30102025224648.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA CECILIA ALVES DE SOUZA DINIZ" "autor_nome_curto" => "MARCIA" "autor_email" => "marcinhacecy@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127299 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5574 "inscrito_id" => 11982 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: VIVÊNCIAS DE UM MOMENTO FORMATIVO" "resumo" => "O presente artigo apresenta a leitura e a escrita como práticas fundamentais no processo de alfabetização, na aquisição de habilidades de codificar e decodificar a escrita. Pensando em atender a fragilidade por parte de alguns educadores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Petrolina. O texto traz recortes de uma formação focal que foi realizada , com o tema “Leitura e escrita no processo de alfabetização, tendo como embasamento teórico o livro “Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização” de Artur Gomes de Morais e “Psicogênese da Língua Escrita” de Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Objetivou-se analisar a importância da leitura e da escrita no processo de alfabetização e como essas habilidades interagem para promover o desenvolvimento integral dos estudantes. Compreender a relevância da leitura e da escrita no processo de alfabetização e identificar as interações entre essas habilidades e seu impacto no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, assim como apresentar sugestões para a promoção efetiva da leitura e da escrita no ambiente escolar. Foram preconizadas estratégias de intervenção para desenvolvimento de leitura e escrita dos estudantes que se encontram nos níveis 1 e 2 no processo de alfabetização, segundo a ficha de leitura e escrita da nossa rede municipal de Petrolina. A formação docente promoveu momentos em que o professor pode refletir sobre suas práticas e estratégias de escrita durante o desenvolvimento de atividades realizadas por meio de oficinas, compreendendo a sua efetividade para o desenvolvimento e consolidação da alfabetização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11982_TB5574_30102025224648.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA CECILIA ALVES DE SOUZA DINIZ" "autor_nome_curto" => "MARCIA" "autor_email" => "marcinhacecy@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }