Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO PARA GESTÃO ESCOLAR UMA ANÁLISE CURRICULAR DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO CEARÁ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127382
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5741
    "inscrito_id" => 14529
    "titulo" => "FORMAÇÃO PARA GESTÃO ESCOLAR UMA ANÁLISE CURRICULAR DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO CEARÁ"
    "resumo" => "O fator motivador para este trabalho surgiu a partir de uma situação, na qual na disciplina de estágio em gestão escolar em determinada escola, num município do Ceará, um aluno fez uma apresentação à direção e a gestão da escola, indicando pontos de melhoria na forma como a escola estava sendo gerida. Cabe ressaltar que a gestão da referida escola possui anos de experiência no cargo, formação inicial em Pedagogia e especialização em Gestão Escolar e outras formações continuadas na área. O objetivo desse trabalho é analisar se há componentes curriculares nos projetos pedagógicos dos cursos (PPCs) de Pedagogia do estado do Ceará, que permita embasar teoricamente os discentes para exercer a função efetiva de gestor escolar. Para a realização da pesquisa, utilizou-se a abordagem de caráter qualitativo, desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica e documental, cujos dados foram coletados nos PPCs das principais universidades públicas do Ceara que ofertam o curso de pedagogia: UECE, UFC, URCA, UFCA, UVA e Unilab. Durante a análise, percebeu-se que existem poucas componentes curriculares teóricas, entre uma e duas e apenas uma disciplina de estágio em gestão escolar o que não parece ser ao suficiente para garantir uma inter-relação teórica-prática em gestão escolar na grade curricular dessas universidades. Esperamos que este trabalho possibilite mais reflexão acerca desta temática de modo a se repensar a formação inicial do pedagogo no aspecto da gestão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14529_TB5741_30102025180545.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÉRGIO FREITAS DO MONTE"
    "autor_nome_curto" => "SÉRGIO MONTE"
    "autor_email" => "sergiomonte68@yahoo.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127382
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5741
    "inscrito_id" => 14529
    "titulo" => "FORMAÇÃO PARA GESTÃO ESCOLAR UMA ANÁLISE CURRICULAR DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO CEARÁ"
    "resumo" => "O fator motivador para este trabalho surgiu a partir de uma situação, na qual na disciplina de estágio em gestão escolar em determinada escola, num município do Ceará, um aluno fez uma apresentação à direção e a gestão da escola, indicando pontos de melhoria na forma como a escola estava sendo gerida. Cabe ressaltar que a gestão da referida escola possui anos de experiência no cargo, formação inicial em Pedagogia e especialização em Gestão Escolar e outras formações continuadas na área. O objetivo desse trabalho é analisar se há componentes curriculares nos projetos pedagógicos dos cursos (PPCs) de Pedagogia do estado do Ceará, que permita embasar teoricamente os discentes para exercer a função efetiva de gestor escolar. Para a realização da pesquisa, utilizou-se a abordagem de caráter qualitativo, desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica e documental, cujos dados foram coletados nos PPCs das principais universidades públicas do Ceara que ofertam o curso de pedagogia: UECE, UFC, URCA, UFCA, UVA e Unilab. Durante a análise, percebeu-se que existem poucas componentes curriculares teóricas, entre uma e duas e apenas uma disciplina de estágio em gestão escolar o que não parece ser ao suficiente para garantir uma inter-relação teórica-prática em gestão escolar na grade curricular dessas universidades. Esperamos que este trabalho possibilite mais reflexão acerca desta temática de modo a se repensar a formação inicial do pedagogo no aspecto da gestão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14529_TB5741_30102025180545.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÉRGIO FREITAS DO MONTE"
    "autor_nome_curto" => "SÉRGIO MONTE"
    "autor_email" => "sergiomonte68@yahoo.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O fator motivador para este trabalho surgiu a partir de uma situação, na qual na disciplina de estágio em gestão escolar em determinada escola, num município do Ceará, um aluno fez uma apresentação à direção e a gestão da escola, indicando pontos de melhoria na forma como a escola estava sendo gerida. Cabe ressaltar que a gestão da referida escola possui anos de experiência no cargo, formação inicial em Pedagogia e especialização em Gestão Escolar e outras formações continuadas na área. O objetivo desse trabalho é analisar se há componentes curriculares nos projetos pedagógicos dos cursos (PPCs) de Pedagogia do estado do Ceará, que permita embasar teoricamente os discentes para exercer a função efetiva de gestor escolar. Para a realização da pesquisa, utilizou-se a abordagem de caráter qualitativo, desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica e documental, cujos dados foram coletados nos PPCs das principais universidades públicas do Ceara que ofertam o curso de pedagogia: UECE, UFC, URCA, UFCA, UVA e Unilab. Durante a análise, percebeu-se que existem poucas componentes curriculares teóricas, entre uma e duas e apenas uma disciplina de estágio em gestão escolar o que não parece ser ao suficiente para garantir uma inter-relação teórica-prática em gestão escolar na grade curricular dessas universidades. Esperamos que este trabalho possibilite mais reflexão acerca desta temática de modo a se repensar a formação inicial do pedagogo no aspecto da gestão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.