FORMAÇÃO PARA GESTÃO ESCOLAR UMA ANÁLISE CURRICULAR DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO CEARÁ
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127382 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5741 "inscrito_id" => 14529 "titulo" => "FORMAÇÃO PARA GESTÃO ESCOLAR UMA ANÁLISE CURRICULAR DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO CEARÁ" "resumo" => "O fator motivador para este trabalho surgiu a partir de uma situação, na qual na disciplina de estágio em gestão escolar em determinada escola, num município do Ceará, um aluno fez uma apresentação à direção e a gestão da escola, indicando pontos de melhoria na forma como a escola estava sendo gerida. Cabe ressaltar que a gestão da referida escola possui anos de experiência no cargo, formação inicial em Pedagogia e especialização em Gestão Escolar e outras formações continuadas na área. O objetivo desse trabalho é analisar se há componentes curriculares nos projetos pedagógicos dos cursos (PPCs) de Pedagogia do estado do Ceará, que permita embasar teoricamente os discentes para exercer a função efetiva de gestor escolar. Para a realização da pesquisa, utilizou-se a abordagem de caráter qualitativo, desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica e documental, cujos dados foram coletados nos PPCs das principais universidades públicas do Ceara que ofertam o curso de pedagogia: UECE, UFC, URCA, UFCA, UVA e Unilab. Durante a análise, percebeu-se que existem poucas componentes curriculares teóricas, entre uma e duas e apenas uma disciplina de estágio em gestão escolar o que não parece ser ao suficiente para garantir uma inter-relação teórica-prática em gestão escolar na grade curricular dessas universidades. Esperamos que este trabalho possibilite mais reflexão acerca desta temática de modo a se repensar a formação inicial do pedagogo no aspecto da gestão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14529_TB5741_30102025180545.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÉRGIO FREITAS DO MONTE" "autor_nome_curto" => "SÉRGIO MONTE" "autor_email" => "sergiomonte68@yahoo.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127382 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5741 "inscrito_id" => 14529 "titulo" => "FORMAÇÃO PARA GESTÃO ESCOLAR UMA ANÁLISE CURRICULAR DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO CEARÁ" "resumo" => "O fator motivador para este trabalho surgiu a partir de uma situação, na qual na disciplina de estágio em gestão escolar em determinada escola, num município do Ceará, um aluno fez uma apresentação à direção e a gestão da escola, indicando pontos de melhoria na forma como a escola estava sendo gerida. Cabe ressaltar que a gestão da referida escola possui anos de experiência no cargo, formação inicial em Pedagogia e especialização em Gestão Escolar e outras formações continuadas na área. O objetivo desse trabalho é analisar se há componentes curriculares nos projetos pedagógicos dos cursos (PPCs) de Pedagogia do estado do Ceará, que permita embasar teoricamente os discentes para exercer a função efetiva de gestor escolar. Para a realização da pesquisa, utilizou-se a abordagem de caráter qualitativo, desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica e documental, cujos dados foram coletados nos PPCs das principais universidades públicas do Ceara que ofertam o curso de pedagogia: UECE, UFC, URCA, UFCA, UVA e Unilab. Durante a análise, percebeu-se que existem poucas componentes curriculares teóricas, entre uma e duas e apenas uma disciplina de estágio em gestão escolar o que não parece ser ao suficiente para garantir uma inter-relação teórica-prática em gestão escolar na grade curricular dessas universidades. Esperamos que este trabalho possibilite mais reflexão acerca desta temática de modo a se repensar a formação inicial do pedagogo no aspecto da gestão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14529_TB5741_30102025180545.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÉRGIO FREITAS DO MONTE" "autor_nome_curto" => "SÉRGIO MONTE" "autor_email" => "sergiomonte68@yahoo.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }