LITERATURA INFANTOJUVENIL COMO INSTRUMENTO DE LETRAMENTO LITERÁRIO COM A OBRA O MEU PÉ DE LARANJA LIMA PARA O 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127540 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6109 "inscrito_id" => 12251 "titulo" => "LITERATURA INFANTOJUVENIL COMO INSTRUMENTO DE LETRAMENTO LITERÁRIO COM A OBRA O MEU PÉ DE LARANJA LIMA PARA O 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar a literatura infantojuvenil como um instrumento eficaz para o desenvolvimento do letramento literário, a partir da aplicação da metodologia da sequência expandida, proposta por Rildo Cosson (2022). A proposta foi estruturada com base na obra O Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos, e voltada para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A escolha dessa obra se justifica por sua densidade simbólica, emocional e social, permitindo aos alunos refletirem sobre temas como a infância, a pobreza, a dor da perda, a violência doméstica e o amadurecimento precoce, a partir de uma narrativa sensível e acessível à faixa etária. Com base nos pressupostos teóricos de Cosson (2022), Zilberman (1985), Cagneti (1996) e Oliveira & Queiroz (2009), o estudo defende que a formação do leitor literário deve ultrapassar práticas escolares mecânicas e descontextualizadas, promovendo um envolvimento crítico, estético e afetivo com a literatura. A sequência expandida, aqui proposta, é dividida em quatro etapas metodológicas — motivação, introdução, leitura e interpretação — e contempla atividades que integram diferentes linguagens e experiências: a exibição do curta-metragem The Present; leitura mediada e comentada de trechos significativos da obra; exibição de fragmentos do filme O Meu Pé de Laranja Lima (2012); produção de cartas pessoais com base nos sentimentos despertados pela leitura; e, por fim, socialização oral das produções. Essas estratégias pedagógicas visam tornar o processo de leitura mais significativo, despertando o interesse dos alunos, promovendo a empatia e fortalecendo a capacidade interpretativa e crítica. Ainda que a proposta não tenha sido aplicada empiricamente, o estudo propõe-se como um modelo didático viável e inovador, que pode contribuir para uma transformação no ensino de literatura, aproximando os alunos da leitura literária como experiência estética e formadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12251_TB6109_20102025211201.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DHEBORA DOURADO DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "DHEBORA DOURADO" "autor_email" => "dheboradourado88@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127540 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6109 "inscrito_id" => 12251 "titulo" => "LITERATURA INFANTOJUVENIL COMO INSTRUMENTO DE LETRAMENTO LITERÁRIO COM A OBRA O MEU PÉ DE LARANJA LIMA PARA O 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar a literatura infantojuvenil como um instrumento eficaz para o desenvolvimento do letramento literário, a partir da aplicação da metodologia da sequência expandida, proposta por Rildo Cosson (2022). A proposta foi estruturada com base na obra O Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos, e voltada para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A escolha dessa obra se justifica por sua densidade simbólica, emocional e social, permitindo aos alunos refletirem sobre temas como a infância, a pobreza, a dor da perda, a violência doméstica e o amadurecimento precoce, a partir de uma narrativa sensível e acessível à faixa etária. Com base nos pressupostos teóricos de Cosson (2022), Zilberman (1985), Cagneti (1996) e Oliveira & Queiroz (2009), o estudo defende que a formação do leitor literário deve ultrapassar práticas escolares mecânicas e descontextualizadas, promovendo um envolvimento crítico, estético e afetivo com a literatura. A sequência expandida, aqui proposta, é dividida em quatro etapas metodológicas — motivação, introdução, leitura e interpretação — e contempla atividades que integram diferentes linguagens e experiências: a exibição do curta-metragem The Present; leitura mediada e comentada de trechos significativos da obra; exibição de fragmentos do filme O Meu Pé de Laranja Lima (2012); produção de cartas pessoais com base nos sentimentos despertados pela leitura; e, por fim, socialização oral das produções. Essas estratégias pedagógicas visam tornar o processo de leitura mais significativo, despertando o interesse dos alunos, promovendo a empatia e fortalecendo a capacidade interpretativa e crítica. Ainda que a proposta não tenha sido aplicada empiricamente, o estudo propõe-se como um modelo didático viável e inovador, que pode contribuir para uma transformação no ensino de literatura, aproximando os alunos da leitura literária como experiência estética e formadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12251_TB6109_20102025211201.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DHEBORA DOURADO DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "DHEBORA DOURADO" "autor_email" => "dheboradourado88@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }