Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA INFANTOJUVENIL COMO INSTRUMENTO DE LETRAMENTO LITERÁRIO COM A OBRA O MEU PÉ DE LARANJA LIMA PARA O 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a literatura infantojuvenil como um instrumento eficaz para o desenvolvimento do letramento literário, a partir da aplicação da metodologia da sequência expandida, proposta por Rildo Cosson (2022). A proposta foi estruturada com base na obra O Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos, e voltada para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A escolha dessa obra se justifica por sua densidade simbólica, emocional e social, permitindo aos alunos refletirem sobre temas como a infância, a pobreza, a dor da perda, a violência doméstica e o amadurecimento precoce, a partir de uma narrativa sensível e acessível à faixa etária. Com base nos pressupostos teóricos de Cosson (2022), Zilberman (1985), Cagneti (1996) e Oliveira & Queiroz (2009), o estudo defende que a formação do leitor literário deve ultrapassar práticas escolares mecânicas e descontextualizadas, promovendo um envolvimento crítico, estético e afetivo com a literatura. A sequência expandida, aqui proposta, é dividida em quatro etapas metodológicas — motivação, introdução, leitura e interpretação — e contempla atividades que integram diferentes linguagens e experiências: a exibição do curta-metragem The Present; leitura mediada e comentada de trechos significativos da obra; exibição de fragmentos do filme O Meu Pé de Laranja Lima (2012); produção de cartas pessoais com base nos sentimentos despertados pela leitura; e, por fim, socialização oral das produções. Essas estratégias pedagógicas visam tornar o processo de leitura mais significativo, despertando o interesse dos alunos, promovendo a empatia e fortalecendo a capacidade interpretativa e crítica. Ainda que a proposta não tenha sido aplicada empiricamente, o estudo propõe-se como um modelo didático viável e inovador, que pode contribuir para uma transformação no ensino de literatura, aproximando os alunos da leitura literária como experiência estética e formadora.

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