DESAFIANDO O TEMPO: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II FORA DO CICLO DE APRENDIZAGEM INICIAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127593 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6234 "inscrito_id" => 12831 "titulo" => "DESAFIANDO O TEMPO: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II FORA DO CICLO DE APRENDIZAGEM INICIAL" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo promover reflexões sobre a situação dos jovens nas séries finais do Ensino Fundamental que enfrentam dificuldades significativas de leitura e escrita. Muitos desses estudantes apresentam dificuldades em compreender e ler com fluência, além de não conseguirem produzir textos com coerência e coesão. Esses alunos, em grande parte, ainda não alcançaram um nível pleno de alfabetização e letramento. Para abordar essa problemática, este estudo recorre a autores clássicos que discutem a alfabetização de jovens fora da faixa etária convencional, como Paulo Freire (2017), Magda Soares (2004, 2010), Emília Ferreiro (1993, 1999) e Bernardo Charlot (2000, 2013, 2021). Dentre os resultados encontrados, destaca-se que a falha na alfabetização nos anos iniciais é um dos principais fatores responsáveis pelas dificuldades nos anos finais do Ensino Fundamental. A interrupção das aulas devido à pandemia agravou ainda mais esse cenário, uma vez que muitas crianças ficaram longos períodos fora da escola, sem o acompanhamento necessário para o desenvolvimento de suas competências linguísticas essenciais para a leitura e a escrita. Os danos causados pela pandemia são visíveis nos estudantes das séries finais, que apresentam lacunas significativas em sua formação acadêmica. Esses desafios revelam a necessidade urgente de uma revisão nas práticas pedagógicas do Ensino Fundamental II, para garantir que todos os estudantes possam alcançar um nível adequado de alfabetização e letramento, essenciais para seu desenvolvimento acadêmico e social. Esse processo é possível por meio de estratégias de mobilização, conforme definido por Charlot, em que as unidades escolares se alinham com políticas públicas, indo além da alfabetização, incorporando ações que promovam o pensamento crítico e a autonomia dos sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12831_TB6234_29102025162925.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLEINE DO NASCIMENTO GOMES RAMOS" "autor_nome_curto" => "GISLEINE GOMES" "autor_email" => "leine.gomes@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127593 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6234 "inscrito_id" => 12831 "titulo" => "DESAFIANDO O TEMPO: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II FORA DO CICLO DE APRENDIZAGEM INICIAL" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo promover reflexões sobre a situação dos jovens nas séries finais do Ensino Fundamental que enfrentam dificuldades significativas de leitura e escrita. Muitos desses estudantes apresentam dificuldades em compreender e ler com fluência, além de não conseguirem produzir textos com coerência e coesão. Esses alunos, em grande parte, ainda não alcançaram um nível pleno de alfabetização e letramento. Para abordar essa problemática, este estudo recorre a autores clássicos que discutem a alfabetização de jovens fora da faixa etária convencional, como Paulo Freire (2017), Magda Soares (2004, 2010), Emília Ferreiro (1993, 1999) e Bernardo Charlot (2000, 2013, 2021). Dentre os resultados encontrados, destaca-se que a falha na alfabetização nos anos iniciais é um dos principais fatores responsáveis pelas dificuldades nos anos finais do Ensino Fundamental. A interrupção das aulas devido à pandemia agravou ainda mais esse cenário, uma vez que muitas crianças ficaram longos períodos fora da escola, sem o acompanhamento necessário para o desenvolvimento de suas competências linguísticas essenciais para a leitura e a escrita. Os danos causados pela pandemia são visíveis nos estudantes das séries finais, que apresentam lacunas significativas em sua formação acadêmica. Esses desafios revelam a necessidade urgente de uma revisão nas práticas pedagógicas do Ensino Fundamental II, para garantir que todos os estudantes possam alcançar um nível adequado de alfabetização e letramento, essenciais para seu desenvolvimento acadêmico e social. Esse processo é possível por meio de estratégias de mobilização, conforme definido por Charlot, em que as unidades escolares se alinham com políticas públicas, indo além da alfabetização, incorporando ações que promovam o pensamento crítico e a autonomia dos sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12831_TB6234_29102025162925.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLEINE DO NASCIMENTO GOMES RAMOS" "autor_nome_curto" => "GISLEINE GOMES" "autor_email" => "leine.gomes@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }