PROJETO INSTITUCIONAL DO BRINCAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTO ESTEVÃO – BAHIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127768 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6588 "inscrito_id" => 10951 "titulo" => "PROJETO INSTITUCIONAL DO BRINCAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTO ESTEVÃO – BAHIA" "resumo" => "O presente artigo propõe a integração das brincadeiras como ferramenta essencial para o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil da rede municipal de ensino no município de Santo Estevão, destacando a importância de atividades lúdicas no crescimento cognitivo, emocional, social e motor. Com base nos estudos de Piaget (1971) e Chauí (2000), que enfatizam o brincar como um impulsionador da criatividade e do aprendizado, o projeto visa repensar a organização do tempo, dos materiais, dos espaços e das interações nas escolas públicas para otimizar a prática do brincar, incorporando novas abordagens e materiais, respeitando os princípios da diversidade e da autonomia. Os objetivos do projeto incluem promover o desenvolvimento cultural e social das crianças, ampliar seu repertório de brincadeiras, estimular a resolução de problemas, além de fomentar a independência e a autoestima por meio de escolhas próprias. As propostas se adaptam às faixas etárias, com atividades específicas para crianças de 0 a 3 anos, como o brincar heurístico, e para a pré-escola, com brincadeiras de faz de conta nos "Cantos Diversificados". O projeto também valoriza as brincadeiras tradicionais, como a roda e o esconde-esconde, que são essenciais para o desenvolvimento social e cultural das crianças. Propõe-se, ainda, a criação de espaços e atividades onde a criança possa explorar livremente, com o suporte necessário do adulto, para garantir que o brincar se torne uma prática significativa e não apenas um entretenimento. Em suma, o brincar é reconhecido como um direito fundamental da criança e uma metodologia de ensino poderosa que deve ser incorporada de maneira intencional nas práticas pedagógicas, para garantir uma educação que favoreça o desenvolvimento pleno e a formação de cidadãos críticos e criativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10951_TB6588_30102025170120.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA ARAUJO DE SANTANA LISBÔA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA LISBÔA" "autor_email" => "gabriela.missantana14@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127768 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6588 "inscrito_id" => 10951 "titulo" => "PROJETO INSTITUCIONAL DO BRINCAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTO ESTEVÃO – BAHIA" "resumo" => "O presente artigo propõe a integração das brincadeiras como ferramenta essencial para o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil da rede municipal de ensino no município de Santo Estevão, destacando a importância de atividades lúdicas no crescimento cognitivo, emocional, social e motor. Com base nos estudos de Piaget (1971) e Chauí (2000), que enfatizam o brincar como um impulsionador da criatividade e do aprendizado, o projeto visa repensar a organização do tempo, dos materiais, dos espaços e das interações nas escolas públicas para otimizar a prática do brincar, incorporando novas abordagens e materiais, respeitando os princípios da diversidade e da autonomia. Os objetivos do projeto incluem promover o desenvolvimento cultural e social das crianças, ampliar seu repertório de brincadeiras, estimular a resolução de problemas, além de fomentar a independência e a autoestima por meio de escolhas próprias. As propostas se adaptam às faixas etárias, com atividades específicas para crianças de 0 a 3 anos, como o brincar heurístico, e para a pré-escola, com brincadeiras de faz de conta nos "Cantos Diversificados". O projeto também valoriza as brincadeiras tradicionais, como a roda e o esconde-esconde, que são essenciais para o desenvolvimento social e cultural das crianças. Propõe-se, ainda, a criação de espaços e atividades onde a criança possa explorar livremente, com o suporte necessário do adulto, para garantir que o brincar se torne uma prática significativa e não apenas um entretenimento. Em suma, o brincar é reconhecido como um direito fundamental da criança e uma metodologia de ensino poderosa que deve ser incorporada de maneira intencional nas práticas pedagógicas, para garantir uma educação que favoreça o desenvolvimento pleno e a formação de cidadãos críticos e criativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10951_TB6588_30102025170120.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA ARAUJO DE SANTANA LISBÔA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA LISBÔA" "autor_email" => "gabriela.missantana14@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }