A FORMAÇÃO DO INSTRUTOR DE LIBRAS OUVINTE: UM RELATO AUTOETNOGRÁFICO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127775 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6608 "inscrito_id" => 14847 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO INSTRUTOR DE LIBRAS OUVINTE: UM RELATO AUTOETNOGRÁFICO" "resumo" => "A formação docente no Brasil segue um grupo de Diretrizes Curriculares nacionais, a principal delas é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394 de 1996, que faz a separação entre profissionais de nível médio e superior, a partir dos respectivos cursos. Mas ao mencionar a comunidade surda, a legislação que ampara a formação do instrutor de Libras é o Decreto 5.626 de 2005 que traz a possibilidade de formação em nível médio e superior. A partir desta perspectiva temos como o objetivo geral investigar sobre o processo formativo de instrutores de Libras no interior do Estado de Pernambuco e como objetivos específicos temos: esquadrinhar os documentos legais e teóricos acerca da formação inicial e continuada de instrutores de Libras no Brasil; compreender como um profissional instrutor de Libras se forma até obter a certificação. Este trabalho tem abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa autoetnográfica. Que se deu inicialmente a partir da análise do arcabouço legal, e textos de teóricos que validam a atuação do Instrutor de Libras, a observação dos dados foi realizada por meio do pesquisador e do instrumento de pesquisa foram: memorial autoetnográfico, que apresenta a visão do autor sobre a formação do instrutor de Libras ouvinte no interior do estado de Pernambuco, suas nuances e perspectivas até a obtenção da certificação de proficiência e de fato poder se tornar Instrutor de Libras. No arremate, foi constatado que a formação inicial até se tornar um instrutor de Libras é uma jornada longa, que não se dá pelo simples fato de se conhecer a língua, mas é necessário um estudo especifico, focado e constante com o objetivo de se tornar de fato bilingue, na categoria social, que é quando a comunidade que você faz parte o reconhece como tal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14847_TB6608_28102025140211.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WENDER PAULO DE ALMEIDA TORRES" "autor_nome_curto" => "WENDER" "autor_email" => "wenderpaulo20@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127775 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6608 "inscrito_id" => 14847 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO INSTRUTOR DE LIBRAS OUVINTE: UM RELATO AUTOETNOGRÁFICO" "resumo" => "A formação docente no Brasil segue um grupo de Diretrizes Curriculares nacionais, a principal delas é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394 de 1996, que faz a separação entre profissionais de nível médio e superior, a partir dos respectivos cursos. Mas ao mencionar a comunidade surda, a legislação que ampara a formação do instrutor de Libras é o Decreto 5.626 de 2005 que traz a possibilidade de formação em nível médio e superior. A partir desta perspectiva temos como o objetivo geral investigar sobre o processo formativo de instrutores de Libras no interior do Estado de Pernambuco e como objetivos específicos temos: esquadrinhar os documentos legais e teóricos acerca da formação inicial e continuada de instrutores de Libras no Brasil; compreender como um profissional instrutor de Libras se forma até obter a certificação. Este trabalho tem abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa autoetnográfica. Que se deu inicialmente a partir da análise do arcabouço legal, e textos de teóricos que validam a atuação do Instrutor de Libras, a observação dos dados foi realizada por meio do pesquisador e do instrumento de pesquisa foram: memorial autoetnográfico, que apresenta a visão do autor sobre a formação do instrutor de Libras ouvinte no interior do estado de Pernambuco, suas nuances e perspectivas até a obtenção da certificação de proficiência e de fato poder se tornar Instrutor de Libras. No arremate, foi constatado que a formação inicial até se tornar um instrutor de Libras é uma jornada longa, que não se dá pelo simples fato de se conhecer a língua, mas é necessário um estudo especifico, focado e constante com o objetivo de se tornar de fato bilingue, na categoria social, que é quando a comunidade que você faz parte o reconhece como tal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14847_TB6608_28102025140211.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WENDER PAULO DE ALMEIDA TORRES" "autor_nome_curto" => "WENDER" "autor_email" => "wenderpaulo20@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }