A PESQUISA EDUCACIONAL COMO PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: DO "COMPREENDER" PARA O "FAZER" PEDAGÓGICO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127836 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6743 "inscrito_id" => 12660 "titulo" => "A PESQUISA EDUCACIONAL COMO PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: DO "COMPREENDER" PARA O "FAZER" PEDAGÓGICO" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo discutir a pesquisa educacional como possibilidade de fortalecimento da formação continuada de professores/as, articulando aspectos históricos, epistemológicos e pedagógicos. A investigação foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, utilizando a pesquisa bibliográfica como principal procedimento metodológico. Foram analisadas obras de autores clássicos e contemporâneos que discutem a epistemologia e sua relação com a educação, como Haguette (2013), Comte (1973), Husserl (1996), Freire (1987), Lima (2002), Giroux (1988), entre outros. O referencial teórico contempla correntes como o positivismo, a fenomenologia, a dialética e o pensamento pós-estruturalista, buscando compreender como essas bases teóricas influenciam a constituição do conhecimento e a prática pedagógica. A pesquisa parte do entendimento de que a práxis, na perspectiva freiriana, representa a articulação entre ação e reflexão, e que a formação docente deve ser compreendida como um processo permanente, que envolve a vivência, a experiência, o estudo e a ressignificação das práticas. Os resultados apontam que a pesquisa educacional, fundamentada em bases epistemológicas sólidas, pode contribuir para a superação de uma prática pedagógica tradicional, baseada apenas na reprodução de conteúdos, favorecendo uma atuação crítica e transformadora do/a professor/a. Além disso, evidencia-se a necessidade de reconhecer o contexto social e humano em que se insere o trabalho docente, considerando as limitações e desafios enfrentados por esses profissionais. Conclui-se que a pesquisa é um caminho fundamental para qualificar a formação continuada, promovendo a construção de saberes que estejam em diálogo com a realidade escolar e com os desafios contemporâneos da educação, e que possibilitem a construção de uma prática pedagógica consciente, reflexiva e comprometida com a transformação social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12660_TB6743_30102025221729.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MARCONES MOURA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCONES" "autor_email" => "francisco.marcones@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127836 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6743 "inscrito_id" => 12660 "titulo" => "A PESQUISA EDUCACIONAL COMO PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: DO "COMPREENDER" PARA O "FAZER" PEDAGÓGICO" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo discutir a pesquisa educacional como possibilidade de fortalecimento da formação continuada de professores/as, articulando aspectos históricos, epistemológicos e pedagógicos. A investigação foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, utilizando a pesquisa bibliográfica como principal procedimento metodológico. Foram analisadas obras de autores clássicos e contemporâneos que discutem a epistemologia e sua relação com a educação, como Haguette (2013), Comte (1973), Husserl (1996), Freire (1987), Lima (2002), Giroux (1988), entre outros. O referencial teórico contempla correntes como o positivismo, a fenomenologia, a dialética e o pensamento pós-estruturalista, buscando compreender como essas bases teóricas influenciam a constituição do conhecimento e a prática pedagógica. A pesquisa parte do entendimento de que a práxis, na perspectiva freiriana, representa a articulação entre ação e reflexão, e que a formação docente deve ser compreendida como um processo permanente, que envolve a vivência, a experiência, o estudo e a ressignificação das práticas. Os resultados apontam que a pesquisa educacional, fundamentada em bases epistemológicas sólidas, pode contribuir para a superação de uma prática pedagógica tradicional, baseada apenas na reprodução de conteúdos, favorecendo uma atuação crítica e transformadora do/a professor/a. Além disso, evidencia-se a necessidade de reconhecer o contexto social e humano em que se insere o trabalho docente, considerando as limitações e desafios enfrentados por esses profissionais. Conclui-se que a pesquisa é um caminho fundamental para qualificar a formação continuada, promovendo a construção de saberes que estejam em diálogo com a realidade escolar e com os desafios contemporâneos da educação, e que possibilitem a construção de uma prática pedagógica consciente, reflexiva e comprometida com a transformação social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12660_TB6743_30102025221729.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MARCONES MOURA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCONES" "autor_email" => "francisco.marcones@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }