Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PESQUISA EDUCACIONAL COMO PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: DO "COMPREENDER" PARA O "FAZER" PEDAGÓGICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127836
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6743
    "inscrito_id" => 12660
    "titulo" => "A PESQUISA EDUCACIONAL COMO PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: DO "COMPREENDER" PARA O "FAZER" PEDAGÓGICO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo discutir a pesquisa educacional como possibilidade de fortalecimento da formação continuada de professores/as, articulando aspectos históricos, epistemológicos e pedagógicos. A investigação foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, utilizando a pesquisa bibliográfica como principal procedimento metodológico. Foram analisadas obras de autores clássicos e contemporâneos que discutem a epistemologia e sua relação com a educação, como Haguette (2013), Comte (1973), Husserl (1996), Freire (1987), Lima (2002), Giroux (1988), entre outros. O referencial teórico contempla correntes como o positivismo, a fenomenologia, a dialética e o pensamento pós-estruturalista, buscando compreender como essas bases teóricas influenciam a constituição do conhecimento e a prática pedagógica. A pesquisa parte do entendimento de que a práxis, na perspectiva freiriana, representa a articulação entre ação e reflexão, e que a formação docente deve ser compreendida como um processo permanente, que envolve a vivência, a experiência, o estudo e a ressignificação das práticas. Os resultados apontam que a pesquisa educacional, fundamentada em bases epistemológicas sólidas, pode contribuir para a superação de uma prática pedagógica tradicional, baseada apenas na reprodução de conteúdos, favorecendo uma atuação crítica e transformadora do/a professor/a. Além disso, evidencia-se a necessidade de reconhecer o contexto social e humano em que se insere o trabalho docente, considerando as limitações e desafios enfrentados por esses profissionais. Conclui-se que a pesquisa é um caminho fundamental para qualificar a formação continuada, promovendo a construção de saberes que estejam em diálogo com a realidade escolar e com os desafios contemporâneos da educação, e que possibilitem a construção de uma prática pedagógica consciente, reflexiva e comprometida com a transformação social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12660_TB6743_30102025221729.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO MARCONES MOURA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARCONES"
    "autor_email" => "francisco.marcones@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127836
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6743
    "inscrito_id" => 12660
    "titulo" => "A PESQUISA EDUCACIONAL COMO PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: DO "COMPREENDER" PARA O "FAZER" PEDAGÓGICO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo discutir a pesquisa educacional como possibilidade de fortalecimento da formação continuada de professores/as, articulando aspectos históricos, epistemológicos e pedagógicos. A investigação foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, utilizando a pesquisa bibliográfica como principal procedimento metodológico. Foram analisadas obras de autores clássicos e contemporâneos que discutem a epistemologia e sua relação com a educação, como Haguette (2013), Comte (1973), Husserl (1996), Freire (1987), Lima (2002), Giroux (1988), entre outros. O referencial teórico contempla correntes como o positivismo, a fenomenologia, a dialética e o pensamento pós-estruturalista, buscando compreender como essas bases teóricas influenciam a constituição do conhecimento e a prática pedagógica. A pesquisa parte do entendimento de que a práxis, na perspectiva freiriana, representa a articulação entre ação e reflexão, e que a formação docente deve ser compreendida como um processo permanente, que envolve a vivência, a experiência, o estudo e a ressignificação das práticas. Os resultados apontam que a pesquisa educacional, fundamentada em bases epistemológicas sólidas, pode contribuir para a superação de uma prática pedagógica tradicional, baseada apenas na reprodução de conteúdos, favorecendo uma atuação crítica e transformadora do/a professor/a. Além disso, evidencia-se a necessidade de reconhecer o contexto social e humano em que se insere o trabalho docente, considerando as limitações e desafios enfrentados por esses profissionais. Conclui-se que a pesquisa é um caminho fundamental para qualificar a formação continuada, promovendo a construção de saberes que estejam em diálogo com a realidade escolar e com os desafios contemporâneos da educação, e que possibilitem a construção de uma prática pedagógica consciente, reflexiva e comprometida com a transformação social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12660_TB6743_30102025221729.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO MARCONES MOURA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARCONES"
    "autor_email" => "francisco.marcones@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a pesquisa educacional como possibilidade de fortalecimento da formação continuada de professores/as, articulando aspectos históricos, epistemológicos e pedagógicos. A investigação foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, utilizando a pesquisa bibliográfica como principal procedimento metodológico. Foram analisadas obras de autores clássicos e contemporâneos que discutem a epistemologia e sua relação com a educação, como Haguette (2013), Comte (1973), Husserl (1996), Freire (1987), Lima (2002), Giroux (1988), entre outros. O referencial teórico contempla correntes como o positivismo, a fenomenologia, a dialética e o pensamento pós-estruturalista, buscando compreender como essas bases teóricas influenciam a constituição do conhecimento e a prática pedagógica. A pesquisa parte do entendimento de que a práxis, na perspectiva freiriana, representa a articulação entre ação e reflexão, e que a formação docente deve ser compreendida como um processo permanente, que envolve a vivência, a experiência, o estudo e a ressignificação das práticas. Os resultados apontam que a pesquisa educacional, fundamentada em bases epistemológicas sólidas, pode contribuir para a superação de uma prática pedagógica tradicional, baseada apenas na reprodução de conteúdos, favorecendo uma atuação crítica e transformadora do/a professor/a. Além disso, evidencia-se a necessidade de reconhecer o contexto social e humano em que se insere o trabalho docente, considerando as limitações e desafios enfrentados por esses profissionais. Conclui-se que a pesquisa é um caminho fundamental para qualificar a formação continuada, promovendo a construção de saberes que estejam em diálogo com a realidade escolar e com os desafios contemporâneos da educação, e que possibilitem a construção de uma prática pedagógica consciente, reflexiva e comprometida com a transformação social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.