CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM ENSINO DAS CIÊNCIAS SOBRE O CORONAVÍRUS POR MEIO DO CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128338 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8181 "inscrito_id" => 18004 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM ENSINO DAS CIÊNCIAS SOBRE O CORONAVÍRUS POR MEIO DO CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO" "resumo" => "O coronavírus é um vírus pertencente à família Coronaviridae, responsável por provocar infecções respiratórias em humanos e animais. Sua relevância ganhou destaque a partir da pandemia em 2019, motivando debates e estudos sobre sua origem, características e formas de transmissão. Considerando a importância do tema no contexto da formação docente em Ciências, este estudo teve como objetivo analisar as concepções de estudantes da Pós-Graduação em Ensino das Ciências sobre o coronavírus. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou o Círculo Hermenêutico-Dialético(CHD), a partir do diálogo entre quatro pós-graduandos. As concepções relatadas foram analisadas por meio da Análise Hermenêutico-Dialética, identificando sentidos, aproximações e divergências. Os resultados evidenciaram concepções diversas, com informações corretas sobre a associação do vírus à infecções respiratórias e a necessidade de células hospedeiras para sua replicação. Contudo, surgiram informações imprecisas, como a ideia de que o coronavírus destrói diretamente as células pulmonares, sem considerar os mecanismos de replicação e resposta imune, além equívocos entre o vírus e a COVID-19. Observou-se ainda desvios conceituais quanto à estrutura viral, especialmente sobre a proteína spike. Tais lacunas conceituais evidenciam desafios na formação de professores e a necessidade de aprofundar conteúdos sobre virologia e doenças emergentes na pós-graduação. Ao final, os participantes elaboraram uma síntese coletiva que se aproximou parcialmente do conhecimento científico. ao reconhecer aspectos como a replicação viral dependente da célula hospedeira, a alta transmissibilidade e o acometimento do sistema respiratório. A dinâmica investigativa articulada ao Círculo Hermenêutico-Dialético contribuiu para a reflexão crítica, permitindo aos pós-graduandos revisitar e reelaborar suas concepções, fortalecendo o conhecimento científico e pedagógico no contexto da formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18004_TB8181_10112025235114.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILSON RODRIGUES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JAILSON" "autor_email" => "jailson.rodrigueso@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128338 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8181 "inscrito_id" => 18004 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM ENSINO DAS CIÊNCIAS SOBRE O CORONAVÍRUS POR MEIO DO CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO" "resumo" => "O coronavírus é um vírus pertencente à família Coronaviridae, responsável por provocar infecções respiratórias em humanos e animais. Sua relevância ganhou destaque a partir da pandemia em 2019, motivando debates e estudos sobre sua origem, características e formas de transmissão. Considerando a importância do tema no contexto da formação docente em Ciências, este estudo teve como objetivo analisar as concepções de estudantes da Pós-Graduação em Ensino das Ciências sobre o coronavírus. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou o Círculo Hermenêutico-Dialético(CHD), a partir do diálogo entre quatro pós-graduandos. As concepções relatadas foram analisadas por meio da Análise Hermenêutico-Dialética, identificando sentidos, aproximações e divergências. Os resultados evidenciaram concepções diversas, com informações corretas sobre a associação do vírus à infecções respiratórias e a necessidade de células hospedeiras para sua replicação. Contudo, surgiram informações imprecisas, como a ideia de que o coronavírus destrói diretamente as células pulmonares, sem considerar os mecanismos de replicação e resposta imune, além equívocos entre o vírus e a COVID-19. Observou-se ainda desvios conceituais quanto à estrutura viral, especialmente sobre a proteína spike. Tais lacunas conceituais evidenciam desafios na formação de professores e a necessidade de aprofundar conteúdos sobre virologia e doenças emergentes na pós-graduação. Ao final, os participantes elaboraram uma síntese coletiva que se aproximou parcialmente do conhecimento científico. ao reconhecer aspectos como a replicação viral dependente da célula hospedeira, a alta transmissibilidade e o acometimento do sistema respiratório. A dinâmica investigativa articulada ao Círculo Hermenêutico-Dialético contribuiu para a reflexão crítica, permitindo aos pós-graduandos revisitar e reelaborar suas concepções, fortalecendo o conhecimento científico e pedagógico no contexto da formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18004_TB8181_10112025235114.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILSON RODRIGUES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JAILSON" "autor_email" => "jailson.rodrigueso@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }