Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128655
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9001
    "inscrito_id" => 19400
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA."
    "resumo" => "O presente estudo investiga a influência dos educadores da educação básica no processo de ensino e na prática pedagógica. O objetivo é analisar como as experiências vividas com esses profissionais impactam a escolha pela carreira de ensino entre estudantes de licenciaturas, considerando que a decisão de seguir essa trajetória é moldada por vivências positivas com mestres dos anos anteriores. Para tanto, foi necessário compreender como os futuros professores percebem suas experiências escolares durante sua trajetória escolar em relação ao papel docente, analisar os fatores emocionais, pedagógicos ou comportamentais que contribuíram para despertar o interesse pela docência e refletir sobre como essas influências contribuem para a construção da identidade profissional dos licenciandos. Norteado por Henri Wallon, o qual compreende a afetividade como fator essencial para o desenvolvimento humano e Paulo Freire, que articula a Práxis Pedagógica, sendo essa a ação-reflexão que molda não só o saber fazer, mas também o saber ser professor. Tais fundamentações permitem entender como as relações pedagógicas e sociais em sala de aula têm efeito nas escolhas para o futuro da docência. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem mista com o fito de compreender cada uma das vivências investigadas. Portanto, os resultados indicam que os estudantes de licenciaturas enxergam os professores da Educação Básica não apenas como transmissores de conhecimentos, mas como inspiração para seguir na carreira e na construção da identidade como docente, revelando o poder da educação na formação de cidadãos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19400_TB9001_29102025184237.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MYRELLA VITÓRIA FREIRE MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "MYRELLA"
    "autor_email" => "myrellavfm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128655
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9001
    "inscrito_id" => 19400
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA."
    "resumo" => "O presente estudo investiga a influência dos educadores da educação básica no processo de ensino e na prática pedagógica. O objetivo é analisar como as experiências vividas com esses profissionais impactam a escolha pela carreira de ensino entre estudantes de licenciaturas, considerando que a decisão de seguir essa trajetória é moldada por vivências positivas com mestres dos anos anteriores. Para tanto, foi necessário compreender como os futuros professores percebem suas experiências escolares durante sua trajetória escolar em relação ao papel docente, analisar os fatores emocionais, pedagógicos ou comportamentais que contribuíram para despertar o interesse pela docência e refletir sobre como essas influências contribuem para a construção da identidade profissional dos licenciandos. Norteado por Henri Wallon, o qual compreende a afetividade como fator essencial para o desenvolvimento humano e Paulo Freire, que articula a Práxis Pedagógica, sendo essa a ação-reflexão que molda não só o saber fazer, mas também o saber ser professor. Tais fundamentações permitem entender como as relações pedagógicas e sociais em sala de aula têm efeito nas escolhas para o futuro da docência. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem mista com o fito de compreender cada uma das vivências investigadas. Portanto, os resultados indicam que os estudantes de licenciaturas enxergam os professores da Educação Básica não apenas como transmissores de conhecimentos, mas como inspiração para seguir na carreira e na construção da identidade como docente, revelando o poder da educação na formação de cidadãos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19400_TB9001_29102025184237.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MYRELLA VITÓRIA FREIRE MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "MYRELLA"
    "autor_email" => "myrellavfm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo investiga a influência dos educadores da educação básica no processo de ensino e na prática pedagógica. O objetivo é analisar como as experiências vividas com esses profissionais impactam a escolha pela carreira de ensino entre estudantes de licenciaturas, considerando que a decisão de seguir essa trajetória é moldada por vivências positivas com mestres dos anos anteriores. Para tanto, foi necessário compreender como os futuros professores percebem suas experiências escolares durante sua trajetória escolar em relação ao papel docente, analisar os fatores emocionais, pedagógicos ou comportamentais que contribuíram para despertar o interesse pela docência e refletir sobre como essas influências contribuem para a construção da identidade profissional dos licenciandos. Norteado por Henri Wallon, o qual compreende a afetividade como fator essencial para o desenvolvimento humano e Paulo Freire, que articula a Práxis Pedagógica, sendo essa a ação-reflexão que molda não só o saber fazer, mas também o saber ser professor. Tais fundamentações permitem entender como as relações pedagógicas e sociais em sala de aula têm efeito nas escolhas para o futuro da docência. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem mista com o fito de compreender cada uma das vivências investigadas. Portanto, os resultados indicam que os estudantes de licenciaturas enxergam os professores da Educação Básica não apenas como transmissores de conhecimentos, mas como inspiração para seguir na carreira e na construção da identidade como docente, revelando o poder da educação na formação de cidadãos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.