Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EMPREENDEDORISMO SOCIAL: RELATO SOBRE A ATIVIDADE ACADÊMICA DESENVOLVIDA COM GRADUANDOS(AS) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128863
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9435
    "inscrito_id" => 19284
    "titulo" => "EMPREENDEDORISMO SOCIAL: RELATO SOBRE A ATIVIDADE ACADÊMICA DESENVOLVIDA COM GRADUANDOS(AS) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE"
    "resumo" => "O trabalho em questão teve como objetivo apresentar o relato da atividade acadêmica sobre empreendedorismo social desenvolvida por mestrandas(os) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus Professor Alberto Carvalho, localizado em Itabaiana/SE. Essa atividade foi desenvolvida dentro da X Semana Acadêmico-Cultural (SEMAC) da Universidade Federal de Sergipe com a participação de 22 graduandos(as), majoritariamente dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. A atividade foi estruturada em três momentos, com base em Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), e teve duração de duas horas. No primeiro momento, desenvolveu-se um brainstorming (tempestade de ideias), com foco em levantar as concepções prévias dos(as) participantes sobre empreendedorismo. No segundo momento, realizou-se a apresentação do conceito de empreendedorismo, bem como as aplicações do empreendedorismo social, relacionando com a educação crítica e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). No terceiro momento, foi apresentado o template “Busines Model Canvas” e sua utilização na elaboração do modelos de negócio a partir de ideias empreendedoras. Posteriormente, os(as) participantes foram organizados(as) em 4 grupos, sendo que cada grupo recebeu o template em questão, de modo que cada um desenvolvesse seu modelo de negócio, com foco em impacto social, inovação e viabilidade. Ao final da elaboração, cada grupo apresentou suas respectivas propostas de negócio, as quais foram intituladas como: “Coconart LTDA”, “Casa do pecuarista: 46 anos no mercado”, “Saboart” e “Momento Magic”. Logo, os(as) participantes demostraram possuir um conhecimento prévio a respeito do empreendedorismo, isso pode ter ocorrido provavelmente pela proximidade entre a área de formação desses(as) estudantes e as discussões voltadas para o empreendedorismo, bem como demostraram entusiasmo na elaboração dos modelos de negócio."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19284_TB9435_30102025224816.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISLAINE NASCIMENTO SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "CRISLAINE"
    "autor_email" => "crislainenascimento311@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128863
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9435
    "inscrito_id" => 19284
    "titulo" => "EMPREENDEDORISMO SOCIAL: RELATO SOBRE A ATIVIDADE ACADÊMICA DESENVOLVIDA COM GRADUANDOS(AS) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE"
    "resumo" => "O trabalho em questão teve como objetivo apresentar o relato da atividade acadêmica sobre empreendedorismo social desenvolvida por mestrandas(os) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus Professor Alberto Carvalho, localizado em Itabaiana/SE. Essa atividade foi desenvolvida dentro da X Semana Acadêmico-Cultural (SEMAC) da Universidade Federal de Sergipe com a participação de 22 graduandos(as), majoritariamente dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. A atividade foi estruturada em três momentos, com base em Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), e teve duração de duas horas. No primeiro momento, desenvolveu-se um brainstorming (tempestade de ideias), com foco em levantar as concepções prévias dos(as) participantes sobre empreendedorismo. No segundo momento, realizou-se a apresentação do conceito de empreendedorismo, bem como as aplicações do empreendedorismo social, relacionando com a educação crítica e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). No terceiro momento, foi apresentado o template “Busines Model Canvas” e sua utilização na elaboração do modelos de negócio a partir de ideias empreendedoras. Posteriormente, os(as) participantes foram organizados(as) em 4 grupos, sendo que cada grupo recebeu o template em questão, de modo que cada um desenvolvesse seu modelo de negócio, com foco em impacto social, inovação e viabilidade. Ao final da elaboração, cada grupo apresentou suas respectivas propostas de negócio, as quais foram intituladas como: “Coconart LTDA”, “Casa do pecuarista: 46 anos no mercado”, “Saboart” e “Momento Magic”. Logo, os(as) participantes demostraram possuir um conhecimento prévio a respeito do empreendedorismo, isso pode ter ocorrido provavelmente pela proximidade entre a área de formação desses(as) estudantes e as discussões voltadas para o empreendedorismo, bem como demostraram entusiasmo na elaboração dos modelos de negócio."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19284_TB9435_30102025224816.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISLAINE NASCIMENTO SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "CRISLAINE"
    "autor_email" => "crislainenascimento311@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O trabalho em questão teve como objetivo apresentar o relato da atividade acadêmica sobre empreendedorismo social desenvolvida por mestrandas(os) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus Professor Alberto Carvalho, localizado em Itabaiana/SE. Essa atividade foi desenvolvida dentro da X Semana Acadêmico-Cultural (SEMAC) da Universidade Federal de Sergipe com a participação de 22 graduandos(as), majoritariamente dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. A atividade foi estruturada em três momentos, com base em Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), e teve duração de duas horas. No primeiro momento, desenvolveu-se um brainstorming (tempestade de ideias), com foco em levantar as concepções prévias dos(as) participantes sobre empreendedorismo. No segundo momento, realizou-se a apresentação do conceito de empreendedorismo, bem como as aplicações do empreendedorismo social, relacionando com a educação crítica e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). No terceiro momento, foi apresentado o template “Busines Model Canvas” e sua utilização na elaboração do modelos de negócio a partir de ideias empreendedoras. Posteriormente, os(as) participantes foram organizados(as) em 4 grupos, sendo que cada grupo recebeu o template em questão, de modo que cada um desenvolvesse seu modelo de negócio, com foco em impacto social, inovação e viabilidade. Ao final da elaboração, cada grupo apresentou suas respectivas propostas de negócio, as quais foram intituladas como: “Coconart LTDA”, “Casa do pecuarista: 46 anos no mercado”, “Saboart” e “Momento Magic”. Logo, os(as) participantes demostraram possuir um conhecimento prévio a respeito do empreendedorismo, isso pode ter ocorrido provavelmente pela proximidade entre a área de formação desses(as) estudantes e as discussões voltadas para o empreendedorismo, bem como demostraram entusiasmo na elaboração dos modelos de negócio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.