PRÁTICA EM FOCO: ESTUDO DA ANATOMIA DAS TAINHAS E EXTRAÇÃO DE OTÓLITOS COMO ESTRATÉGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128950 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9657 "inscrito_id" => 13896 "titulo" => "PRÁTICA EM FOCO: ESTUDO DA ANATOMIA DAS TAINHAS E EXTRAÇÃO DE OTÓLITOS COMO ESTRATÉGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O ensino de Biologia desempenha papel fundamental na compreensão dos fenômenos naturais, permitindo ao professor explorar a veracidade dos conceitos teóricos trabalhados em sala de aula por meio de aulas práticas (Silva & Pereira, 2021). Essas atividades relacionam as experiências vivenciadas pelos alunos com os conceitos estudados, contribuindo para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e a construção de conhecimentos científicos-tecnológicos com suas implicações na sociedade (Oliveira et al., 2022).Este trabalho propõe a implementação de aulas práticas focadas na anatomia de peixes, especialmente por meio da dissecação de exemplares de tainha, o que possibilita aos alunos a observação direta de estruturas externas e internas, como boca, nadadeiras, escamas, linha lateral e opérculo, bem como órgãos internos, como coração, fígado, intestino e bexiga natatória entre outras estruturas (Fernandes & Costa, 2020).Com isso, o foco principal está na análise anatômica, que promove uma aprendizagem concreta e significativa. A realização dessas práticas estimula o desenvolvimento de habilidades essenciais, como observação detalhada, descrição anatômica precisa e raciocínio lógico, favorecendo o engajamento dos estudantes (Santos & Almeida, 2021).A proposta valoriza metodologias ativas centradas no estudante, integrando teoria e prática de forma articulada, evidenciando que essas experiências práticas contribuem significativamente para a formação de indivíduos mais críticos, conscientes da sua realidade ." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13896_TB9657_30102025230231.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVER GABRIEL DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "EVER" "autor_email" => "egs26@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128950 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9657 "inscrito_id" => 13896 "titulo" => "PRÁTICA EM FOCO: ESTUDO DA ANATOMIA DAS TAINHAS E EXTRAÇÃO DE OTÓLITOS COMO ESTRATÉGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O ensino de Biologia desempenha papel fundamental na compreensão dos fenômenos naturais, permitindo ao professor explorar a veracidade dos conceitos teóricos trabalhados em sala de aula por meio de aulas práticas (Silva & Pereira, 2021). Essas atividades relacionam as experiências vivenciadas pelos alunos com os conceitos estudados, contribuindo para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e a construção de conhecimentos científicos-tecnológicos com suas implicações na sociedade (Oliveira et al., 2022).Este trabalho propõe a implementação de aulas práticas focadas na anatomia de peixes, especialmente por meio da dissecação de exemplares de tainha, o que possibilita aos alunos a observação direta de estruturas externas e internas, como boca, nadadeiras, escamas, linha lateral e opérculo, bem como órgãos internos, como coração, fígado, intestino e bexiga natatória entre outras estruturas (Fernandes & Costa, 2020).Com isso, o foco principal está na análise anatômica, que promove uma aprendizagem concreta e significativa. A realização dessas práticas estimula o desenvolvimento de habilidades essenciais, como observação detalhada, descrição anatômica precisa e raciocínio lógico, favorecendo o engajamento dos estudantes (Santos & Almeida, 2021).A proposta valoriza metodologias ativas centradas no estudante, integrando teoria e prática de forma articulada, evidenciando que essas experiências práticas contribuem significativamente para a formação de indivíduos mais críticos, conscientes da sua realidade ." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13896_TB9657_30102025230231.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVER GABRIEL DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "EVER" "autor_email" => "egs26@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }