Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS MULTIMODAIS E TECNOLÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS E CAMINHOS PARA ESCOLAS PÚBLICAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Pesquisa, realizada por estudante de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), pertencente a Universidade Aberta do Brasil (UAB), participante do Programa de Incentivo à Docência (PID), investigou o potencial das metodologias multimodais e do uso de tecnologias para enfrentar as defasagens na alfabetização no Ensino Fundamental das escolas públicas. Fundamentada nas contribuições de Jean Piaget e Lev Vygotsky, sobre desenvolvimento cognitivo e interação social; José Armando Valente, sobre integração pedagógica das tecnologias digitais; e de Pierre Lévy, acerca das transformações no conhecimento e nas formas de aprender na cibercultura, o estudo buscou compreender como essas abordagens podem tornar a aprendizagem mais eficaz e contextualizada. Com objetivo de analisar de que forma metodologias inovadoras podem superar desafios históricos e estruturais da educação pública, agravados pela pandemia, além de propor subsídios para a formação continuada de professores, especialmente no desenvolvimento de competências digitais e no uso de múltiplas linguagens. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica sistemática, com análise de livros, artigos científicos e documentos oficiais que tratam de alfabetização e práticas pedagógicas inovadoras, incluindo abordagens construtivistas, sociointeracionistas, fonológicas, multimodais, tecnológicas, lúdicas e baseadas em projetos. Os resultados apontam que a incorporação de recursos multimodais e tecnológicos favorece aprendizagens mais significativas, ampliando as possibilidades de ensino e engajamento dos estudantes. Constatou-se, ainda, a necessidade urgente de repensar métodos tradicionais, investindo em práticas inclusivas e conectadas à realidade dos alunos. A pesquisa reforça que a alfabetização deve ser tratada como direito fundamental, exigindo uma escola pública mais justa, inclusiva e capaz de promover o pleno desenvolvimento dos estudantes.

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