INTRODUÇÃO: A adolescência é um período marcado por inúmeras transformações, que envolvem processos emocionais, físicos e sociais. Por estas razões é, simultaneamente, uma época que pode levar à vulnerabilidades, dentre elas a gravidez. Assim, partindo desse pressuposto, a forma como os adolescentes representam a gravidez influencia na maneira de guiar seus comportamentos e no estilo de nomear e definir conjuntamente diferentes perspectivas da realidade diária. Sendo assim, a Teoria das Representações Sociais pode ser utilizada como base para estudos dessa área, uma vez que, este assunto trata-se de um problema de saúde pública. Desse modo, a escola é um espaço que pode promover debates e discussões sobre temas que envolva a sexualidade. OBJETIVO: O presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma revisão teórica acerca das representações sociais dos adolescentes frente à gravidez nesta fase da vida, apontando as dificuldades deste acontecimento, bem como o papel da escola na educação sexual. MÉTODO: O presente estudo se caracteriza como uma revisão da literatura, onde pode-se analisar 6 artigos que tratam diretamente do tema. Estes foram encontrados nas principais bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PEPSIC), e o Portal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e IndexPsi. Utilizou-se como descritores os termos “representações sociais and gravidez na adolescência”, “gravidez na adolescência and escola” e “gravidez na adolescência and psicologia”. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Diante do exposto constata-se que o adolescer acompanhado da gravidez, é um período marcado pelo medo, angústia, incerteza, vulnerabilidade e dúvidas, ocorrendo muitas vezes de forma indesejada, o que impossibilita a continuidade do um estilo de vida anterior. Destarte, a prática do aborto torna-se uma “saída”, porém as adolescentes percebem-se vulneráveis a esta situação, sendo comum entre as mesmas, o temor em relação à percepção/ aceitação dos pais, companheiros, amigos e sociedade. Compreende-se existir a necessidade da discussão acerca da sexualidade e temas que envolvam a gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS e aborto, na escola (uma vez que, a mesma participa da formação dos sujeitos). Destaca-se assim, que é através da educação sexual que permite-se retirar indagações e questionamentos dos adolescentes sobre a sexualidade no próprio campo escolar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conforme a análise na literatura nacional, percebeu-se que a gravidez na adolescência perpassa o universo dos envolvidos modificando por completo sua realidade, sendo esta fase marcada por novas representações e significados. Percebe-se assim, a necessidade de discussões e debates acerca da sexualidade, tendo-se a escola como um espaço propício para utilização da educação sexual, atrelado à família e a unidades de saúde, possibilitando aos adolescentes um diálogo mais aberto sobre o tema.