CADA VEZ MAIS MULHERES COM CÂNCER DE MAMA QUE RECORREM À INTERNET ENQUANTO UMA FORMA DE ENTENDER MELHOR SUA DOENÇA E OBTER APOIO. NESSE CONTEXTO, O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO GERAL CARACTERIZAR O USO DA INTERNET, SOBRETUDO A BUSCA DE INFORMAÇÃO ON-LINE, DURANTE A EXPERIÊNCIA DO CÂNCER MAMA ENTRE PACIENTE ATENDIDAS NO INSTITUTO DE GINECOLOGIA/UFRJ. FOI ADOTADO O REFERENCIAL METODOLÓGICO DA ETNOGRAFIA. PARA A COLETA DE DADOS, FORAM REALIZADA UMA OBSERVAÇÃO E FORAM APLICADOS UM QUESTIONÁRIO E UM ROTEIRO SEMIESTRUTURADO. FOI IDENTIFICADO QUE A MAIOR PARTE DAS PARTICIPANTES ACESSAVAM A INTERNET COM FREQUÊNCIA. ENTRETANTO, TAL ACESSO NÃO ESTEVE RELACIONADO ESPECIFICAMENTE À BUSCA DE INFORMAÇÃO SOBRE CÂNCER DE MAMA. ENTRE AS PARTICIPANTES, O MÉDICO PERMANECE ENQUANTO A PRINCIPAL FONTE DE INFORMAÇÃO EM RELAÇÃO À SUA DOENÇA. O ESTUDO CONTOU COM UMA AMOSTRA DE PARTICIPANTES REDUZIDA. MAIS PESQUISAS SÃO NECESSÁRIAS PARA EXPLORAR A PRESENÇA DA INTERNET NA ROTINA DE PACIENTES.