INTRODUÇÃO: A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE (EPS) É UMA POLÍTICA INSTITUÍDA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) QUE VISA TOMAR AS DIFICULDADES E PROBLEMAS PRESENTES NO TRABALHO EM SAÚDE COMO TEMAS PARA A DISCUSSÃO E ANÁLISE DO TRABALHO PELAS EQUIPES DE SAÚDE, COM VISTAS À APRENDIZAGEM NO TRABALHO. A EPS UTILIZA DIVERSAS FERRAMENTAS PARA AUXILIAR AS EQUIPES NOS PROCESSOS DE AUTOANÁLISE. REALIZOU-SE UMA PESQUISA PARA EXPERIMENTAR A POTÊNCIA DA PESQUISA-AÇÃO COMO FERRAMENTA DE EPS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR A CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA EM UMA PESQUISA-AÇÃO COM UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF). MÉTODO: PESQUISA-AÇÃO-INTERVENÇÃO FINANCIADA PELO PPSUS/FAPESP (PROCESSO 2019/03848-7) CUJO REFERENCIAL DE ANÁLISE FOI A ANÁLISE INSTITUCIONAL, LINHA SOCIOCLÍNICA INSTITUCIONAL. RESULTADOS E DISCUSSÕES: REALIZOU-SE 4 ENCONTROS VIRTUAIS COM UMA ESF PERTENCENTE À REGIÃO CENTRAL DO DEPARTAMENTO REGIONAL DE SAÚDE DE ARARAQUARA (DRS III). INICIALMENTE A EQUIPE DESTACOU COMO PROBLEMAS PRIORITÁRIOS A SAÚDE MENTAL E O EXCESSO DE MEDICALIZAÇÃO, A DIFICULDADE DE MANUTENÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS GRUPAIS COM USUÁRIOS COM CONDIÇÃO CRÔNICA (HIPERTENSÃO E DIABETES), REUNIÕES DE EQUIPE POUCO FREQUENTES E PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO NO TRABALHO COM A RECEPÇÃO. AO LONGO DOS ENCONTROS, A EQUIPE APROFUNDOU AS ANÁLISES SOBRE OS PROBLEMAS RELACIONADOS À RECEPÇÃO E ELEGEU O ACOLHIMENTO COMO TEMA CENTRAL PARA A PESQUISA-AÇÃO. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A EQUIPE PODE, AO LONGO DOS ENCONTROS, CONSIDERAR QUE ALGUNS DOS PROBLEMAS APRESENTADOS NECESSITAVAM DE UMA ANÁLISE QUE ENGLOBASSE O PAPEL DE TODOS E DE CADA UM NO TRABALHO EM EQUIPE NA ATENÇÃO BÁSICA E A PARTICIPAÇÃO DESSA EQUIPE NA REDE DE SAÚDE LOCAL. COM ISSO, HOUVE DESLOCAMENTOS QUE PROVOCARAM APRENDIZADOS IMPORTANTES COMO O INVESTIMENTO NO DISPOSITIVO DO ACOLHIMENTO, A REVISÃO DOS PAPÉIS DOS TRABALHADORES DE SAÚDE E GESTÃO E A IMPORTÂNCIA DE LIMITES QUE SIRVAM DE BASE PARA UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA.