NA LITERATURA PORTUGUESA, MANUEL MARIA BARBOSA DU BOCAGE (1765-1805) ? UM DOS MAIORES NOMES DO ARCADISMO E, AO MESMO TEMPO, APRESENTA CARACTER?STICAS PR?-ROM?NTICAS, POR ISSO COMUMENTE VISTO COMO POETA DE TRANSI??O. NESTE ARTIGO, NOS DETEMOS EM SUAS POESIAS SAT?RICAS, PUBLICADAS NA SUA JUVENTUDE ? A MAIORIA, ANTES DE SUA PRIS?O PELA INQUISI??O ? E REUNIDAS EM SEIS VOLUME, EM 1854, DE FORMA CLANDESTINA E SEM EDITOR EXPL?CITO. A TEM?TICA CENTRAL QUE BUSCAMOS EM SUA POESIA FOI O ANTICLERICALISMO E A EXPOSI??O DA DEGRADA??O MORAL E CULTURAL DE SEUS CONTEMPOR?NEOS. EM PARALELO, O MESMO ASPECTO SAT?RICO POSSIBILITOU A COMPARA??O COM OBRAS DO ARTISTA P?S-IMPRESSIONISTA HENRI TOULOUSE-LAUTREC (1864-1901). A AN?LISE DA REPRESENTA??O DO CORPO GROTESCO, NO QUE TANGE ? LINGUAGEM VERBAL (PO?TICA) E ? N?O VERBAL,(REPRESENTA??O IMAG?TICA) UTILIZA-SE DOS CONCEITOS TE?RICOS DE BAKHTIN A RESPEITO DO CORPO GROTESCO NO CONCEITO DA CARNAVALIZA??O INSERIDA NA AN?LISE DO DISCURSO DIAL?GICA, A FIM DE CAPTAR AS RELA??ES ENTRE A LINGUAGEM, A HIST?RIA E O SUJEITO. TANTO A LINGUAGEM REBAIXADA UTILIZADA POR BOCAGE, QUE REMETE AO VOCABUL?RIO DE PRA?A P?BLICA, QUANTO O EMPREGO DA TRADI??O IMPRESSIONISTA POR LAUTREC EM SUAS OBRAS DEDICADAS A RETRATAR A VIDA NOTURNA DE MONTMARTE, EXPLORANDO MUITAS VEZES O FEIO, FORNECEM EXEMPLOS DA EST?TICA GROTESCA.