FERNANDO PESSOA, DEPOIS DE TER PASSADO A SUA ADOLESCÊNCIA E PARTE DA SUA INFÂNCIA NA ÁFRICA DO SUL, REGRESSA A PORTUGAL COM UMA EDUCAÇÃO EM LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA INGLESAS. ESTA FORMAÇÃO DOTA-O DE PERSPETIVAS COM DIMENSÃO COSMOPOLITA. DESDE O INÍCIO DA SUA CARREIRA LITERÁRIA ELE SENTE A NECESSIDADE DE CRIAR UMA LITERATURA QUE PARTA DO INTERIOR PARA O EXTERIOR DO PAÍS, FAZ APELO AOS ARTISTAS PORTUGUESES PARA QUE SE CRIE UMA NOVA RENASCENÇA QUE SE DERRAME DE PORTUGAL PARA A EUROPA, COMO ACONTECERA COM A RENASCENÇA ITALIANA. EM 1912, PUBLICA EM A ÁGUIA, VÁRIOS TEXTOS INDICANDO NOVAS ORIENTAÇÕES LITERÁRIAS AOS AUTORES SAUDOSISTAS, QUE CONTINUAM LIGADOS ÀS CORRENTES RETROGRADAS DE CUNHO NACIONALISTA. NUM DESSES TEXTOS, INTITULADO “A NOVA POESIA PORTUGUEZA SOCIOLOGICAMENTE CONSIDERADA” ALUDE VÁRIAS CORRENTES LITERÁRIAS EUROPEIAS SUBLINHANDO OS MÉRITOS DA LITERATURA PORTUGUESA QUE CONTÉM POETAS DE GRANDE VALOR, MAS QUE NÃO ATINGEM O NÍVEL DUM SHAKESPEARE NEM DUM VICTOR HUGO, DAÍ, SEGUNDO ELE, A NECESSIDADE DE UM SUPRA-CAMÕES. PESSOA SENTE A NECESSIDADE DE CRIAR UMA NOVA IMAGEM DA LITERATURA PORTUGUESA. É NESSE ÂMBITO QUE CRIA UMA CONSTELAÇÃO DE HETERÓNIMOS PARA SUPERAR O QUE DE MELHOR EXISTE NA LITERATURA. NESSE MESMO ANO, O SEU AMIGO, MÁRIO SÁ-CARNEIRO, INSTALA-SE EM PARIS, CIDADE EM PLENA EBULIÇÃO ARTÍSTICA, ONDE VÁRIOS OUTROS ARTISTAS PORTUGUESES JÁ SE ENCONTRAM, TAIS COMO AMADEO DE SOUSA CARDOSO, SANTA RITA PINTOR E JOSÉ PACHECO, E DA QUAL ELE LHE TRANSMITE A EFERVESCÊNCIA DAS NOVAS IDEIAS E CORRENTES ARTÍSTICAS. RAPIDAMENTE, PESSOA E O SEU AMIGO ELABORAM NOVAS FORMAS DE EXPRESSÃO DE DIMENSÃO EUROPEIA, CRIANDO UMA REVISTA LITERÁRIA, ORPHEU, VETOR DE DIFUSÃO DAS NOVAS DINÂMICAS TEXTUAIS INSPIRADAS PELAS LITERATURAS EUROPEIAS QUE VÃO MARCAR TODA A GERAÇÃO. VEREMOS COMO PESSOA E A GERAÇÃO DE “ORPHEU" IMPÕEM UMA NOVA IMAGEM DA LITERATURA PORTUGUESA EM DIÁLOGO COM AS LITERATURAS ESTRANGEIRAS.