O uso do cordel em sala de aula pode ser uma alternativa dentre outras metodologias no campo do ensino de ciências, auxiliando demais professores que desejam trabalhar com essa perspectiva de recurso didático, assim o trabalho é intitulado como “Cordel como recurso didático: uma proposta para a formação do professor no ensino de ciências”. O objetivo desse trabalho visa apresentar cordéis como forma de recurso didático, para contribuir com a formação inicial docente no âmbito do ensino de ciências. Uma vez que o cordel conta com uma linguagem simples e de fácil compreensão, podendo até mesmo trabalhar com a arte e a cultura no ambiente escolar, estimulando a prática da criatividade. O público-alvo foram estudantes da graduação do curso de ciências biológicas- licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba, campus I de Campina Grande-PB. A pesquisa tem caráter qualitativa descritiva, sendo assim como instrumento de coleta de dados, foram formulários online, como pré e pós teste, ambos realizados por meio do google formulários, devido ao contexto vivenciado no período pandêmico, os mesmos foram analisados e organizados por meio de gráficos simples. Salientando que consiste em um recorte da dissertação do mestrado, do Programa de pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Dessa forma, os cordéis mostrados como modelos de recurso didático foram avaliados pelos participantes e considerados relevantes para o processo de ensino-aprendizagem, onde gostaram de conhecer mais uma proposta que possa contribuir para a sua formação docente e para futuras aulas nas quais irão ministrar. No entanto, é perceptível que a presente pesquisa contribui para área da docência, em relação a formação inicial, assim como no campo de novas metodologias da didática visando a área do ensino de ciência, com foco no processo de ensino-aprendizagem.