A química, para a maioria dos alunos, se configura como uma disciplina de difícil compreensão. Partindo disso, é notório os desafios em que os professores enfrentam para desenvolver metodologias que estabeleçam a relação conceitual dos conteúdos programáticos com o cotidiano do aluno. Diante disso, esse trabalho apresenta uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, realizada na plataforma do ENEQ, nas edições 2014 a 2021, trazendo como objetivo principal conhecer as mais variadas técnicas utilizadas em Sequências Didáticas para a promoção da aprendizagem. O processo metodológico aconteceu em dois momentos: inicialmente utilizou-se da palavra sequência didática como descritor para que fossem encontrados os artigos que tratassem dessa temática, apresentando 82 artigos. E Como forma de delimitar o objeto de estudo, foram pensados em dois parâmetros: primeiro, o artigo deve tratar de um conteúdo programático da disciplina de química, descartando assim, os artigos que apresentassem temas transversais, e segundo, a aplicação da sequência didática deve ter sido realizada com alunos do ensino médio regular. Resultando numa totalidade de 29 artigos para análises. Os resultados indicaram a preocupação, por parte dos aplicadores, em relacionar o saber científico com o cotidiano do aluno, facilitando o processo de aprendizagem e melhorando o interesse das turmas aos conteúdos relacionados, partindo do princípio que difere totalmente das abordagens de ensino tradicionais trazendo uma aula expositiva e dialogada de forma que não exija do aluno uma memorização mecânica, mas uma organização cognitiva que os levem a um aprendizado que apresente significado no seu dia a dia, pois se trata de aulas mais atrativas e estimulantes. Mediante o tratamento dos dados, esse contexto pode ser aplicado e pensado para qualquer disciplina, pois nos leva a refletir sobre quais estratégias utilizar para promover uma aprendizagem significativa. Além disso, espera-se que este trabalho sirva como referência válida para o ensino nas mais diversas áreas do conhecimento.