As aulas práticas são significativamente importantes para o aprendizado dos estudantes possibilitando o interesse do conteúdo ministrado em sala de aula, pensando nisso este trabalho apresenta o processo de reestruturação do laboratório de Ciências de uma escola pública estadual de Alagoas, situada na cidade de Arapiraca, agreste do estado. O objetivo principal desta experiência foi promover o resgate das aulas práticas em laboratório nesta instituição, que estavam limitadas pelo desuso e deterioração do local nos anos de distanciamento social demandado pela pandemia de Covid-19. O projeto de reestruturação foi desenvolvido por três professoras de Ciências da Natureza (uma de cada disciplina desta área) da mesma escola, com disposição de 3 horas semanais/professora. Além da colaboração destas, estudantes de duas turmas de 1º ano do Ensino Médio produziram equipamentos necessários ao laboratório utilizando materiais reaproveitados, como produto de uma atividade da disciplina de Laboratório de Práticas Experimentais. Como resultado do projeto podemos destacar a limpeza, organização e etiquetagem dos armários de vidrarias e de reagentes, a redistribuição das mesas, substituição das cadeiras, confecção de um mural de avisos e divulgação de produções científicas atuais, construção de equipamentos de laboratório a partir do reaproveitamento de materiais e elaboração das Normas de Funcionamento para o laboratório de Ciências da Natureza da escola. Para além das alterações estruturais, foi possível perceber que o projeto de reestruturação do Laboratório proporcionou um movimento na escola, onde os estudantes cobram aulas práticas dos professores de Ciências da Natureza e estes retribuem desenvolvendo atividades em laboratório, resultado que pode ser observado pelo registro de frequência de agendamentos que vem sendo feito após reestruturação. Por fim, destacamos a necessidade de formação continuada para docentes das Ciências na Natureza, que contemple o potencial das atividades práticas em laboratório para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes na contemporaneidade.