Este trabalho, refere-se a um relato sobre a experiência, na disciplina de Biologia Básica do curso de odontologia numa universidade pública no sudoeste da Bahia, no contexto do projeto de pesquisa intitulado: cooperação e processos de tomada de consciência na formação do estudante crítico, reflexivo e autônomo . O objetivo foi analisar os impactos dos seminários, juntamente com a construção de mapas conceituais utilizando o software Cmap Tools na tomada de consciência dos alunos. Nessa perspectiva, buscou-se aporte na Epistemologia Genética. Valorizamos o trabalho em grupo (seminários) e a construção de mapas conceituais. Nos grupos, a cooperação mediada pelo professor e pelas monitoras, impactaram na construção de conceitos e no desenvolvimento da autonomia. Nesse processo, essa construção ocorre pela capacidade de pensar, de refletir e de tomar consciência – que foram evidenciadas na construção de diferentes mapas conceituais e sua verbalização e nas apresentações dos seminários. A ação aqui foi uma ação mental, uma cooperação que permitiu que os sujeitos fossem inferindo, e, desta forma, estabelecendo relações, até uma estruturação do pensamento. Assim pudemos constatar uma aprendizagem significativa, onde os sujeitos avançam de i) uma representação pré-conceitual, com domínio do pensamento transdutivo; ii) para uma representação conceitual, com compreensão da totalidade que ele conseguiu construir. Entretanto, vale ressaltar que entre uma representação pré-conceitual e uma representação conceitual existem diferentes níveis de compreensão.