Considerando a importância do mundo microbiano nas diferentes áreas do conhecimento e no processo saúde-doença, o presente trabalho teve como objetivo estimular a compreensão sobre o mundo microbiano e sua relação com o cotidiano, entre crianças matriculadas no segundo ano do ensino fundamental I, em uma instituição privada, na cidade de Uberaba/MG. Utilizando-se de estratégias lúdicas e práticas, as atividades educativas foram realizadas em dois dias: Dia I – em rodas de conversa, foi explicado sobre ubiquidade microbiana, os tipos de microrganismos, microrganismos como agentes de doenças e como benéficos à saúde e produção de alimentos, além da importância da antissepsia das mãos e da sanitização de alimentos; em seguida foi realizada a parte experimental utilizando placas de Petri contendo meio BHI sólido, nas quais foram aplicados os dedos sem lavar, após o procedimento e após o uso de álcool em gel, bem como as placas para avaliar a fruta antes e após a sanitização; as placas foram incubadas em estufa (37ᵒC, 24h), no Laboratório de Microbiologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Dia II – os alunos visualizaram o crescimento microbiano nas placas de Petri, foram explicados os conceitos de colônia, diversidade e crescimento microbiano, e apresentados vídeos didáticos; em seguida, as crianças se organizaram em grupos e realizaram uma atividade para expressarem o conhecimento adquirido por meio de desenhos ou frases em cartolinas. Os resultados foram avaliados de acordo com critérios estabelecidos pela equipe responsável, sendo mais frequente menção sobre morfologia e diversidade microbianas, seguido por presença de microrganismos no corpo humano e em alimentos, além da relação com doenças e produção de alimentos. Conclui-se que a atividade realizada atingiu resultados positivos, havendo participação ativa e engajamento por parte dos alunos e professores, sendo que as crianças conseguiram relacionar o conteúdo abordado com suas vivências, evidenciando um processo de aprendizagem.