Ao longo dos anos a educação vem passando por mudanças bastante significativas. As Tecnologias da Informação e Comunicação trouxeram consigo ferramentas que vêm estreitando as relações com a educação. A partir dessa relação tecnologia-educação, as metodologias ativas demonstram poder contribuir com a formação de um indivíduo protagonista do seu processo de aprendizagem, autônomo, criativo, e crítico dos fenômenos observados e do que lhes é apresentado. O presente trabalho buscou demonstrar a eficiência da utilização da metodologia ativa no desempenho dos estudantes de Biologia no ensino médio, tendo como ferramenta educacional um aplicativo para smartphone desenvolvido como parte deste trabalho para mediar o aprendizado a respeito da Classe Insecta. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes do ensino médio em tempo integral do Colégio Estadual Professor João Costa em Aracaju/SE. A execução da pesquisa se deu da seguinte forma: revisão bibliográfica; pesquisa das ferramentas digitais gratuitas, acessíveis e de fácil utilização por alguém que não tenha tanto domínio sobre essas tecnologias, para serem utilizadas na construção do aplicativo; construção do aplicativo; planejamento e execução das atividades, as quais possibilitassem aferir a influência da utilização das metodologias ativas no desempenho dos estudantes a partir da utilização do aplicativo como ferramenta pedagógica; coleta de dados; avaliação do desempenho dos estudantes e do aplicativo. Os dados foram coletados por meio de questionários pré e pós-teste, por meio do diário de bordo e das observações feitas ao longo da realização das atividades propostas. Após a análise dos dados coletados podemos concluir que o uso de metodologias ativas, tendo como ferramenta educacional um aplicativo para smartphone, influi de forma positiva no desempenho dos estudantes de Biologia do ensino médio.