Neste trabalho apresentamos atividades práticas de Cinemática para alunos da 1° série do ensino médio de uma escola pública do interior da Bahia. As atividades foram orientadas de forma online pelo professor e norteando-se para a execução das mesmas os protocolos de biossegurança. O foco foi primeiramente a determinação da velocidade média de um corpo que executasse um movimento retilíneo e uniforme (M.R.U), de forma que as grandezas utilizadas para execução das práticas fossem corriqueiras aos alunos. As medidas aferidas in loco pelos envolvidos (aluno e seu par) foram monitoradas via ligação por vídeo pelo professor e ainda tiveram de ser transformadas para as unidades do sistema internacional de unidades (SI), para que fossem padronizadas. Como resultado dessas atividades práticas de Cinemática, os alunos puderam calcular a velocidade média no trajeto de A até B do corpo , e ainda construir seus respectivos gráficos de movimento com posição (s) em função do tempo gasto (t). As atividades práticas apesar de simples se mostraram prazerosas para com os envolvidos e ajudou os alunos na compreensão de Cinemática, diminuindo a aversão para com a Física e foi uma forma de ser usada como ferramenta de estratégia didática na construção de competências procedimentais dos alunos. A compreensão do tempo de encontro entre dois móveis, bem como da função horária 1° grau no MRU, foram mais bem entendidas pelos discentes durante as aulas, uma vez que houve um ambiente favorável às discussões da situação-problema em estudo, já que muitas das perguntas formuladas durante a aula síncrona se originaram dos próprios alunos que realizaram a prática.